Mark Cerny

Mark Cerny revela evolução do PSSR para a PS5 Pro, inspirada no FSR 4

Mark Cerny, arquiteto de sistema da PlayStation, revelou que a próxima evolução do PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) chegará à PS5 Pro em 2026, com tecnologia semelhante ao recém-lançado FSR 4 da AMD.

Numa entrevista à Digital Foundry, Cerny explicou que o desenvolvimento do novo upscaler faz parte do Project Amethyst, uma colaboração entre a Sony e a AMD para melhorar a qualidade gráfica através de machine learning. “O nosso objetivo é oferecer algo muito semelhante ao FSR 4 no PS5 Pro para os títulos de 2026”, afirmou.

O FSR 4, apresentado recentemente pela AMD, representa um grande salto na qualidade de imagem, utilizando redes neuronais para alcançar níveis de nitidez superiores aos das versões anteriores e competir diretamente com o DLSS 4 da Nvidia.

Segundo Cerny, a nova versão do PSSR pretende replicar essa qualidade na PS5 Pro, mas a implementação será um processo complexo e demorado, daí a previsão para 2026.

Para já, o foco da Sony em 2025 será a integração do PSSR nos títulos da PS5 Pro. No entanto, a colaboração com a AMD vai além desta geração, visando a criação de uma arquitetura de hardware mais avançada para machine learning nos gráficos dos videojogos.

Será também este o futuro com a próxima consola da Sony? Fiquem com a entrevista completa.

Não percas uma novidade