MLB The Show 23 Jazz Chisolm

MLB The Show 23 – Análise

MLB The Show 23 Jazz Chisolm
Release Date
24 Março, 2023
ESTÚDIO
San Diego Studio
GÉNERO
Simulador de Baseball
PLATAFORMA
PlayStation 5, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S

MLB The Show 23 consegue mais um home run com diversas novidades com destaque para introdução do modo de jogo Negro Leagues que nos oferece um um brilhante documentário intearativo.

Numa altura onde a liga de Baseball Americana é alvo de introspeção, MLB The Show 23 veio mostrar que é faz parte da solução e que poderá ajudar em muito a MLB a voltar a ter a preponderância de outros tempos. Com as alterações deste ano, MLB The Show 23 não se resume apenas a um simulador de Baseball. Com a introdução das Negro Leagues, MLB The Show 23 ensina-nos a melhor compreender e apreciar este desporto ensinando igualmente um pouco da sua história.

Jogabilidade

Apesar de tudo não existem grandes novidades na jogabilidade quando comparado com o título do ano anterior. Continuamos a poder optar por jogar enquanto batedorlançador, receptor ou jogador de campo (ou todos).

MLB The Show 23 15

Felizmente que o título deste ano oferece-nos uma ainda maior variedade de escolha na forma como pretendemos jogar para cada posição. Isto quer dizer que é possível selecionar a forma como queremos atirar a bola enquanto lançador. Podemos optar por um esquema mais simples onde simplesmente escolhemos a direção e o tipo de lançamento que queremos efetuar ou podemos ir para algo mais complexo onde temos uma barra de força e direção que temos de precisar para conseguirmos ter o melhor lançamento possível.

MLB The Show 23 13

Estas opções são extensíveis a todas as posições e permitem para pessoas mais inexperientes entrarem mais facilmente no jogo, podendo optar por mecanismos mais simplistas no início e ir evoluindo ao longo do tempo. De referir que isto nada tem a ver com a dificuldade em si. É possível selecionar opções mais simplistas e estarmos a jogar contra um nível de AI experiente.

Em termos gráficos embora existam algumas melhorias relativamente ao título anterior como novas animações, a verdade é que a qualidade começa a parecer curta para esta geração, principalmente no que diz respeito às expressões faciais dos intervenientes.

De salientar a presença do Face-Scan, que permite importar uma fotografia nossa e editá-la diretamente no jogo, podendo ser utilizado em alguns modos de jogo.

The Negro Leagues

MLB The Show 23 09

A grande novidade deste ano vai para a introdução das Negro Leagues. Esta nova adição ao frenchising de MLB the Show oferece um contexto histórico sobre a criação das Negro Leagues como resposta aos problemas de segregação racial existentes nos Estados Unidos no início do século.

Este modo de jogo oferece-nos o percurso de oito jogadores diferentes, desde Satchel Paige até ao criador das Negro Leagues Andrew Foster. Cada uma destas histórias é brilhantemente narrada por Bob Kendrick (presidente do museu de baseball das Negro Leagues) num formato de documentário extremamente bem realizado, deixando-me na dúvida se estava a jogar um jogo de baseball ou a assistir a um documentário da Netflix.

As histórias de cada jogador estão divididas entre capítulos (9 a 10). Entre cada capítulo, e após um pouco de contexto dado por Bob Kendrick, é recriado em jogabilidade uma situação histórica ocorrida com aquele jogador. A jogabilidade resume-se a cumprir dados objetivos, revivendo a história de dado jogador. Os objetivos variam e podem ir desde marcar X pontos ou fazer Y home runs ou eliminar X jogadores. Existe uma variedade grande de objetivos para cumprir, mas mais importante que isso, existe contexto para o fazer, tornado a experiência muito mais agradável do que se tivéssemos de cumprir os mesmos objetivos por grind ou para desbloquear algo.

Estes momentos de jogo são também apresentados com um estilo mais retro, o que abrilhanta ainda mais a experiência.

Dada a qualidade que esta série nos oferece, esperamos que este formato se expanda além do jogo The MLB The Show 23, e que consiga ser disponibilizado noutros formatos multimédia.

Road to The Show

Um dos modos mais célebres de The MLB Show está de regresso, embora infelizmente sem grandes novidades.

A experiência mantem-se praticamente inalterada relativamente ao título de 2022, o que acaba por ser uma oportunidade falhada visto tratar-se de um dos melhores modos do jogo.

Jogamos como um único jogador (podendo escolher a posição onde jogamos) começando na Minor League Baseball com estatísticas bastante fraquinhas, e vamos evoluindo ao longo do tempo enquanto progredimos na nossa carreira indo jogar para a maior liga de baseball do mundo e, se formos merecedores, para os melhores clubes que a MLB nos oferece.

MLB The Show 23 03

Outra das críticas que é mais clarividente neste modo, embora transversal a todo o jogo, é a repetibilidade dos comentários durante o jogo. Tal deve-se ao facto de não existir uma grande variedade de comentários levando a que estejamos sempre a ouvir as mesmas observações, tornando-se rapidamente entediante.

Diamond Dynasty

Para quem não conhece, o modo Diamond Dynasty é equivalente ao Ultimate Team do simulador de futebol FIFA. Jogamos com as cartas que conseguimos obter (que podem ser adquiridas ou que nos calham em packs) tentando maximizar a nossa equipa com os jogadores de melhor rating disponíveis.

Este modo foi alvo de bastantes alterações neste ano, tendo sido introduzidos novos jogadores lendários. Além disso, jogadores de rating 99 estão logo disponíveis no início de cada temporada invés da abordagem tradicional de só serem disponibilizadas mais para o fim do ano.

MLB The Show 23 06

Além disso estas cartas de maior rating podem ser adquiridas durante o jogo sem recorrer a um grind intenso ou através de mictrotransações (que continuam a marcar presença no jogo), permitindo aos jogadores construírem boas equipas para poderem jogar online contra outros jogadores.

Franchise e March to October

Em ambos os modos tentamos levar a nossa equipa a vencer a MLB. Enquanto que em March to October nos resumimos aos momentos chave da época, no modo Franchise jogamos a época toda.

O modo Franchise recebeu as alterações introduzidas na MLB tendo melhorado o sistema de scouting e refeito todo o mecanismo de draft dando uma maior profundidade e realismos aa estes modos.

Em cada jogo temos toda a pompa e circunstância inerente a um jogo de baseball como se tivéssemos a assistir à transmissão de um jogo através da televisão.

MLB The Show 23 07

Estas alterações conseguem aumentar a imersão de levar o nosso clube ao sucesso, embora seja uma caminhada longa, principalmente se quisermos jogar todos os jogos.

MLB The Show 23 Jazz Chisolm
MLB The Show 23
MLB oferece-nos novidades suficientes para nos prender em mais uma época. A introdução das Negro Leagues são o grande destaque assim como as alterações feitas ao modo de jogo Diamond Dynasty.
Positivo
A introdução do das Negro Leagues
As novidades do modo Diamond Dynasty
A melhorar
Animações faciais mereciam um retoque
Alguns menus continuam com um layout antigo e pouco intuitivo
Falta de novidades em alguns modos
8

Não percas uma novidade