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WRC 10 FIA World Rally Championship_20210911000511

WRC 10 – Análise

Liguem os motores, e vamos a isso

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Release Date
31 Agosto, 2021
ESTÚDIO
KT Racing
GÉNERO
Simulador de Corridas de Rali
PLATAFORMAS
PS4 e PS5

Começou mais uma época em WRC 10 ao volante dos carros mais velozes e historicamente mais marcantes do mundo dos ralis. WRC 10 honra o legado do mundial de ralis (WRC) e continua com o excelente trabalho dos seus antecessores, embora não apresente grandes alterações ou inovações relativamente ao título do ano passado.

WRC 10 segue a toda a velocidade para mais uma época que se prevê triufante. A celebrar os 50 anos do WRC (embora na prática tal só aconteça na época seguinte, em 2023 para ser mais preciso) WRC 10 introduz-nos algumas novidades como o Modo Aniversário.

Outras pequenas alterações foram feitas quer na mecânica do jogo, tendo sido acrescentados novos carros e pistas que irão certamente agradar a muitos fãs do género.

Este ano o realismo continua a ser um dos fatores predominantes do jogo, algo que a KT racing nos habitou. Não é algo muito surpreendente visto estarmos presente um simulador de ralis.

Isto serve para explicar que, como em WRC 9, o título deste ano não é um jogo fácil para os menos habituados a estas andanças. Os caminhos são por norma estreitos, não dando muita manobra a erros, agravado muitas vezes pelas condições climatéricas como nevões ou chuvas intensas que dificultam ainda mais a árdua missão de completar a etapa.

Não queremos com isso desencorajar novos jogadores a experimentarem WRC 10. Bem pelo contrário, todas estas dificuldades fazem parte do conceito de simulador de ralis onde o tempo de reação tem de ser bastante curto, tendo sempre muita atenção às indicações do copiloto e sempre de olhos na estrada.

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A KT-Racing consciente das dificuldades inerentes à prática deste desporto automobilístico introduziu várias parâmetros que diminuem a dificuldade do jogo, e ajudam na condução.

Novidades

Tirando o modo aniversário, o título deste ano não introduz grandes inovações relativamente ao título do ano passado.

Como aconteceu em WRC 9, o título deste ano usa as capacidades da mais recente Playstation 5, correndo com uma resolução 4K a 60fps. Além disso utiliza também o sistema háptico que o DualSense oferece.

Apesar de termos imagens deslumbrantes e com uma qualidade e detalhes impressionante, por vezes existem texturas ou cenários que deixam um pouco a desejar em termos de qualidade, principalmente quando comparando com outros títulos do gênero automobilístico.

De salientar no entanto que os danos do carro em WRC 10 tem um nível maior de detalhe , trazendo por isso um maior realismo. Uma das situações que nos aconteceu foi num rali noturno que devido a uma batidela frontal ficámos sem faróis. Algo que se revelou extremamente problemático visto ser uma corrida noturna e à chuva.

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Como tem sido hábito, novos ralis foram adicionadas, sendo possível correr os ralis de Estonia, Croatia, Bélgica e Espanha em WRC 10.

Mas a grande novidade do título deste ano é a introdução do Modo Aniversário com etapas e carros icónicos dos últimos 50 anos de WRC (49 para ser mais exato).

Modo Aniversário

Como referirmos anteriormente este modo foi lançado para celebrar os 50 anos de WRC que oficialmente só acontece na época 2022/2023.

Este novo modo permite-nos correr 6 ralis históricos, que incluem o mítico rali de Acropolis (Grécia), o Rali de Alemanha entre outro e que contam com um total de 120 etapas.

Além disso é possível correr com um dos 20 carros lendários e que marcaram o WRC. Estamos a falar de carros como o Subaru Impreza WRC de 1997, Mitsubishi Lancer Evo V, Toyota Celica Turbo GTA 4, o mítico Toyota Corolla de 199, ou mais recente Ford Fiesta WRC 2017, entre muitos outros.

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Este modo é extremamente desafiante, sendo difícil conseguir bater os tempos em cada etapa. Outra das dificuldades deste novo modo é o público presente, que relembrando tempos antigos (e bastante perigosos) se arriscavam muito para ver os carros a passarem. O problema é que se tocarmos num destes espectadores enquanto conduzimos um destes ralis clássicos, fazemos respawn e com direito a uma penalização de tempo.

Modo Carreira

O Modo Carreira continua a ser uma das grandes atrações de WRC. Começar do WRC Junior ou WRC 3 e subir até chegar ao escalão máximo continua a ser extremamente viciante.

Um pouco como em WRC 9 gerimos todos os aspetos da equipa, desde a contração e despedimento de engenheiros, a controlar o desenvolvimento do carro (através de uma árvore de desenvolvimento), planeamento das atividades que queremos fazer ao longo dos meses entre outras opções.

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Este modo em si não teve grandes alterações, excetuando alguns novas opções e uns menus mais claros e simplistas.

A acelerar por outros caminhos

Este ano voltamos a contar com eventos online diários/semanais e especiais, onde tentamos conseguir bater os tempos de jogadores de todo o mundo em determinada etapa.

Podemos também fazer corridas rápidas onde podemos escolher qualquer etapa (histórica ou atual) de WRC com o carro que desejarmos (histórico ou atual).

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Temos também a opção Season que é semelhante ao modo Carreira mas sem todo a componente de gestão da equipa, e onde o único foco é correr.

Existe ainda o modo de edição que nos permite criarmos e caracterizarmos o nosso próprio carro com as cores e autocolantes com desenhos que desejamos, sendo possível depois correr com o nosso carro.

Na componente Multiplayer como em WRC 9, existe os modos Clubes, que nos permite criar ou fazer parte de clubes de pilotos. Existe também o modo copiloto onde podemos dar ou receber indicações de outro jogador e o modo multiplayer online que permite competir diretamente com outros jogadores, e onde vemos o “fantasma” dos carros adversários.

Apesar das poucas novidades relativamente ao título anterior, WRC 10 conquista mais uma vez a pole position no que diz respeito a simuladores de rali. O modo aniversário foi um excelente acrescento, assim como as novidades na condução e no modo carreira, que embora ténues, estão presentes.

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WRC 10
Positivo
Realismo
As impressionantes adições de novos carros e ralis
A melhorar
Gráficos começam a estar datados
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