Harry Potter: Quidditch Champions – Análise

Release Date
3 Setembro, 2024
ESTÚDIO
Unbroken Studios
GÉNERO
Simulator de Quidditch
Plataformas
PS4 e PS5

Harry Potter: Quidditch Champions é a mais recente entrada do universo Harry Potter no mundo dos videojogos. Mas será capaz de justificar a entrada como um jogo único, ou deveria ter sido apenas um DLC de Hogwarts Legacy ? Leiam a nossa análise para descobrir.

Apesar do sucesso de Hogwarts Legacy muitos fãs sentiram falta de um dos elementos mais marcantes de Hogwarts: o jogo de Quidditch. Um ano e meio depois Unbroken Studios traz-nos o tão aguardado jogo de Harry Potter: Quidditch Champions.

Para quem não sabe, Quidditch foi um jogo inventando pela autora de Harry Potter, J.K. Rowling, que usa as capacidades mágicas dos intervenientes numa experiência difícil de comparar com algo que tenhamos na vida real. A melhor descrição que conseguimos arranjar é comparar com um jogo de rugby, mas no ar, com vassouras e magia ? Se calhar não é assim uma grande comparação, mas não se preocupem que iremos (tentar) descrever um pouco do jogo e da sua jogabilidade.

A Magia está no ar

Vamos então tentar descrever um pouco de como se joga Quidditch: trata-se de um jogo de seis jogadores contra seis (no livro são sete), montados nas suas vassouras voadoras. O jogo é jogado num campo oval e as “balizas” são compostas por três anéis cada.

O jogo é jogado até uma equipa conseguir marcar 100 pontos ou até a duração do jogo acabar (sete minutos). As equipas conseguem ganhar pontos numa das seguintes maneiras:

  • Golden Snitch – Trata-se de uma pequena bola que se move a uma grande velocidade. O objetivo dos jogadores é simplesmente apanhar esta bola que tem como objetivo evitar que isso aconteça. Quando um jogador de uma equipa conseguir apanhar a bola a equipa é premiada com 30 pontos.
  • Colocar a Quaffle dentro de um dos anéis – Este modo é mais tradicional e resume-se à equipa conseguir atirar com sucesso a Quaffle (bola) para dentro de uns anéis, dando 10 pontos à equipa. O sucesso deste modo tem em conta as posições existentes e atribuídas a cada jogador.

A melhor defesa é o ataque

Conforme referimos existem várias posições que podemos jogar. Uma equipa é constituída por três Chasers, um Keeper, um Beater e um Seeker. Para os jogadores menos familiarizados com o universo Harry Potter, Quidditch Champions oferece-nos umas pequena explicação de cada uma das posições. Assim temos:

  • Chaseres – São os jogadores responsáveis por levar a bola (Quaffle) até à baliza/aros adversários. Podem roubar a bola, passar para outro chaser ou rematar.
  • Keeper – Como o próprio nome indica, o Keeper é uma espécie de guarda-rede (neste caso guarda-aros talvez seja mais adequado). Além de tentar evitar o sucesso dos remates adversários, o Keeper consegue gerar uns círculos de impulso que favorecem os jogadores de equipa, dando-lhes maior energia/boost.
  • Seeker – A função nesta posição é ir capturar o Golden Snitch, tarefa que não é nada fácil visto que o Golden Snitch movimenta-se a uma grande velocidade.
  • Beaters – Nesta posição o intuito é derrubar e imobilizar os adversários através de uma bola encantada de seu nome bludger.

Caminho para o estrelato

O jogo oferece-nos dois modos de jogo. O modo online e um modo offline (modo campanha).

Iniciamos com um tutorial que nos ensina um pouco de como o Quidditch é jogado, assim como a importância de cada posição e os controles inerentes. Um breve mas bastante importante tutorial para quem nem sequer conhece as regras do jogo.

No modo campanha seguimos um pouco esse trajeto introdutório através da participação em quatro torneios.

Uma das grandes diferenças entre o modo online o modo o offline é o facto de podermos trocar para qualquer posição. Estes jogos (no modo normal de dificuldade) oferecem algum desafio, mas sem roçar uma grande dificuldade. Acabam por ser jogos onde o interesse é que o jogador se divirta e passe um bom tempo, invés de entrar logo num modo extremamente competitivo e desafiante. Para isso existe o modo online e outros níveis de dificuldade.

Relativamente ao modo online a jogabilidade muda bastante, pois os jogos são feitos no modo 3X3, e onde cada jogador assume dois papeis: Chaser + 1 (Keeper, Beater ou Seeker).

Teria sido preferível fazer o modo 6X6 onde cada jogador assumiria um e só um papel. Se o jogo é meio confuso com tudo o que se está a passar, ter que dividir atenção entre duas posições aumenta ainda mais o caos. É verdade que no modo offline comandamos os 6 jogadores, mas aí a dificuldade é menor.

Tendo em conta que cada jogador assume uma posição fulcral, é necessário que exista uma boa cooperação e um bom sincronismo no seio da equipa, algo que se torna difícil quando jogamos com jogadores aleatórios.

Vassoura de Ouro

À medida que jogamos vamos ganhando pontos de fama e XP. Os pontos de fama são usados para subir o nosso nível de carreira, permitindo-nos desbloquear vários items. O XP serve para subirmos o Season Level (até ao máximo de 50). Além dos jogos existem desafios que são renovados semanalmente e mensalmente.

Podemos também melhorar os atributos do nosso jogador através dos Skill Points que vamos adquirindo com o progresso do nosso personagem. Além items cosméticos que vamos adquirindo e desbloqueando com a progressão do nosso personagem, também temos a hipótese de adquirir novas vassouras, cada uma com as suas características (velocidade, agilidade etc).

Apesar dos (poucos) torneios existentes e do modo online, Harry Potter: Quidditch Champions parece escasso na sua longevidade. O jogo propriamente dito é bastante interessante e divertido de jogar, mas o mesmo não se aplica à sua repetibilidade. Com a falta de modos. Harry Potter: Quidditch Champions corre o perigo de fazer o jogador perder o interesse rapidamente. Será necessário introduzir novos desafios, torneios, modos de jogo para fazer com que os jogadores continuem a voltar a Harry Potter: Quidditch Champions .

Visualmente, Harry Potter: Quidditch Champions oferece-nos o ambiente mais cartoonesco e menos realista, mas que funciona perfeitamente, sendo fácil reconhecer os personagens originais.

Harry Potter: Quidditch Champions
Harry Potter: Quidditch Champions é um sonho tornado real para todos os fãs de Harry Potter. No entanto a falta de conteúdo pode fazer Harry Potter: Quidditch Champions um sonho de curta duração
Positivo
Jogabilidade
Grafismo
A melhorar
Falta de conteúdo
Ausência de um modo 6X6
7

Não percas uma novidade