Sackboy Uma Grande Aventura Destaque scaled

Sackboy: Uma Grande Aventura – Análise

Sackboy está de volta numa nova aventura!

Capa de Sackboy
Release Date
12 Novembro, 2020
Estúdio
Sumo Digital
Género
Plataforma
Plataformas
PS4 e PS5

Sackboy: Uma Grande Aventura é um título de plataforma 3D que não sendo revolucionário para o género é garantia de muitas horas de diversão e boa disposição. Trata-se de um jogo obrigatório para os amantes de plataformas (e não só), ideal para jogar com amigos ou família.

Para os mais distraídos, Sackboy uma grande aventura, em português, é um spin-off de Little Big Planet, um clássico que teve o seu ultimo lançamento em 2014 com Little Big Planet 3.

svg%3E

As diferenças entre os dois títulos são significativas, principalmente na jogabilidade. Embora passados no mesmo universo e com o mesmo personagem principal, Sackboy uma grande aventura tenta distanciar-se do seu antecessor deixando de fora a criação de níveis, uma das características mais famosas de Little Big Planet para apostar mais no enriquecimento e diversidade na história e jogabilidade de Sackboy.

Era uma vez

A história é simples. Tudo começa quando Vex, o grande vilão desta história, invade o planeta de Sackboy, Craftworld, raptando os seus amigos com o intuito de os escravizar. O nosso personagem consegue milagrosamente escapar, conseguindo apanhar o mapa com os destinos que Vex precisa de visitar para conseguir os ingredientes para dominar o universo.

svg%3E

É aí que Sackboy veste a sua capa de super-herói e tem de viajar por cinco mundos diferentes com o intuito de parar Vex, contando com com a ajuda de Scarlet, a sua mentora.

svg%3E
Sackboy e Scarlet

Bravo novo mundo

A aventura de Sackboy está dividida em cinco mundos, cada um com cerca de dez níveis onde tanto podemos jogar sozinhos ou co-op. Em cada um dos mundos existe dois níveis exclusivos para jogar em modo cooperativo.

svg%3E
Caderno de aventuras com páginas diferentes para cada mundo

Os mundos são totalmente diferentes entre si, onde cada um tem características próprias, refletindo-se na jogabilidade de cada nível.

Os níveis são incrivelmente ricos em detalhes e pormenores, com uma qualidade gráfica impressionante e com uma banda sonora incrível a acompanhar.

Além dos tradicionais níveis também existem taambém os Knitted Knight’s Trials que não são mais do que desafios cronometrados, onde devemos chegar o mais rápido possível à meta. Estes desafios embora não sejam obrigatórios para o desenrolar da história são bastante desafiantes, principalmente se quisermos ter a melhor classificação possível.

Progessão no jogo

Em cada nível existem bastantes colecionáveis essenciais à progressão no jogo. Em cada jogo temos de apanhar o máximo de Dream Orbs que nos permitem desbloquear a passagem para o próximo mundo. Nem sempre apanhar estas Dream Orbs é linear. Por vezes encontram-se meio escondidas ou exigem alguma perícia para as conseguir apanhar. No entanto, basta conseguir apanhar cerca de 50% das Dream Orbs em cada mundo para ser possível desbloquear a passagem para o nosso próximo destino.

svg%3E

Outro dos colecionáveis são as orbs normais. Muito mais frequentes funcionam com o intuito de classificar a nossa prestação entre bronze, prata e ouro, consoante o número de orbs que conseguirmos apanhar e reter. Sim, porque por cada vida que perdemos, algumas orbs são nos retiradas.

A jogabilidade de Sackboy diverge dos anteriores

Sackboy: Uma grande aventura introduz-nos uma série de novos movimentos relativamente a Little Big Planet. Além de conseguirmos saltar e dar um murros, também conseguimos rebolar, girar, saltar e cair em cima de inimigos ou estruturas que queremos destruir. Uma série de movimentos que nos permitem abordar os obstáculos que vamos encontrando de várias formas.

svg%3E
A saltar de bolha em bolha

Sackboy conta também com itens que vão desde a um boomerang até um jet pack, passando por uma corda com gancho entre outros. Estas itens alteram totalmente a mecânica e jogabilidade do nível, dando uma satisfatória sensação de diversidade entre cada mundo.

svg%3E

Uma coisa não menos importante é o estilo com que tentamos salvar o Universo. Felizmente que em Sackboy isso foi acautelado. Por cada nível que acabamos recebemos um conjunto de orbs que podemos trocar por fatos ou utensílios, alguns bastante engraçados na loja do Zom Zom.

svg%3E

Comparativamente a outros jogos de plataformas, Sackboy tem um ritmo mais lento. Isso não é necessariamente mau pois acaba por facilitar a vida do jogador. Alguns dos verdadeiros aficionados de jogos de plataforma irão ficar desiludidos com a pouca dificuldade que o jogo apresenta, embora exista alguns colecionáveis que exigem agilidade e técnica acima da média.

No entanto por vezes os movimentos parecem um pouco presos, principalmente ao nível do salto. Embora no decorrer do jogo raramente precisemos, é complicado fazer saltos duplos com timing perfeito.

Multi-jogador em modo parcial

Outra das características de Sackboy é o seu modo multi-jogador, sendo possível jogar todos os níveis até quatro jogadores.

Sackboy: Uma grande aventura não permite apenas que seja possível jogar com mais jogadores. Sackboy pede que assim seja, existindo níveis específicos para jogar acompanhado, onde nem sequer é possível jogar sozinho, como os níveis normais onde o podemos fazer, convidar a ter companhia, existindo orbs que são só possíveis apanhar quando jogado pelo menos com dois jogadores.

svg%3E

Os níveis específicos para serem jogados em modo multiplayer existem coordenação. Podemos pegar os outros jogadores ao colo e atirá-los, premir botões abrindo passagem para o outro jogador passar, entre muitas outras opções.

svg%3E

Infelizmente o modo multiplayer online não está ainda disponível. No entanto é expectável que seja disponibilizado ainda este ano através de um patch gratuito.

Por agora apenas o podemos fazer localmente, com outros amigos.

Ao ritmo da música

Outra dos grandes destaques do jogo é a qualidade da banda sonora e da incorporação do ritmo no decorrer do jogo.

Em alguns níveis é possível ver que todo o ambiente dança ao ritmo da música dando uma sensação contagiante de boa disposição e uma imersão ainda maior.

Um dos momentos memoráveis do jogo na nossa opinião aconteceu exatamente ao som de Uptime Funk de Mark Ronson ft Bruno Mars, onde existe um sincronismo perfeito entre a ação e a banda sonora. Completamente hipnotizante e contagiante.

Conclusão

Sackboy uma grande aventura é um excelente jogo que não deve ser ofuscado ou ignorado devido ao lançamento de outros grandes títulos. Com garantia de muita diversão Sackboy é uma obrigatoriedade para ser jogada nas consolas de fim de geração (PS4) ou de início de geração (PS5).

svg%3E
Sackboy Uma Grande Aventura
Positivo
Diversão garantida
Banda Sonora
Diversidade na jogabilidade
A melhorar
Ausência da opção de Multiplayer Online
Por vezes Sackboy parece um pouco preso de movimentos
9
Muito Bom