A Digital Foundry analisou Assassin’s Creed Shadows na PS5 e na PS5 Pro, considerando esta uma das maiores melhorias que a nova versão da consola recebeu até agora. Eis os principais destaques da análise técnica.
Sumário Técnico – Assassin’s Creed Shadows na PS5 vs. PS5 Pro
Assassin’s Creed Shadows recebe um dos maiores upgrades vistos até agora na PS5 Pro, mas nem todas as melhorias são igualmente impactantes. O modo Performance a 60 FPS mantém a iluminação global por ray tracing (RTGI) dos modos Qualidade e Equilibrado, garantindo uma experiência fluida, embora com ocasionais quedas de fotogramas ao mover rapidamente a câmara.
No entanto, a qualidade de imagem no modo Performance não apresenta grandes melhorias na PS5 Pro, sofrendo dos mesmos problemas de pixel crawl que a versão base. A resolução interna mantém-se próxima dos 1080p, e o jogo não utiliza o PSSR (tecnologia de upscaling da Sony), recorrendo em vez disso a um método mais tradicional, possivelmente TAAU, o que resulta em alguns artefactos visuais.
As distâncias de renderização e resolução das sombras são praticamente idênticas em ambas as consolas, sem ajustes significativos na versão Pro. O modo Qualidade a 30 FPS oferece uma imagem mais limpa e menos artefactada, mas os reflexos por ray tracing apresentam limitações, com pouco detalhe, pop-in visível e ausência de animação na folhagem refletida. A resolução é semelhante nas duas consolas, com uma ligeira vantagem na Pro (~100p a mais).
Outros detalhes incluem cenas cinematográficas e a área “Hideout” bloqueadas a 30 FPS, ausência de fios de cabelo no modo Performance durante o gameplay, e um modo Equilibrado que mantém os 40 FPS de forma estável.
No geral, a PS5 Pro proporciona uma experiência mais refinada, mas as melhorias visuais são subtis, e o jogo continua a apresentar algumas limitações técnicas em todas as versões.