Stellar Blade Cover

Stellar Blade: conhece as nossas primeiras impressões

Embora a demonstração de Stellar Blade só seja lançada esta sexta-feira, a equipa do PlayHype teve o privilégio de experimentar o aclamado jogo do estúdio coreano Shift Up em primeira mão; fica com as nossas primeiras impressões.

Graças à PlayStation Portugal, pudemos jogar antecipadamente a demo de Stellar Blade que apesar de ser curtinha, deixou-nos água na boca.

Embora breve, a demo de Stellar Blade (aproximadamente uma hora de jogo com exploração do mundo semiaberto) ofereceu combates intensos contra diversos tipos de inimigos, finalizando com uma emocionante batalha contra um boss.

A Terra está a ser invadida e somos a sua última esperança

Stellar Blade decorre num futuro distópico onde a Terra foi invadida por alienígenas hostis conhecidos como Xenos. A protagonista, EVE, é uma Blade humana com habilidades especiais que a tornam a única esperança da humanidade para recuperar o planeta.

Curiosos com a história? Espreitem o trailer.

Na pele de EVE, uma combatente humana, lutamos para retomar o controlo da Terra das mãos da poderosa força alienígena NA:tive.

No entanto, o ataque tem proporções catastróficas e EVE acaba por ser a única sobrevivente do seu esquadrão. Cabe à nossa personagem a difícil tarefa de eliminar os inimigos, libertando o planeta terra.

Stellar Blade Screenshot 024

Rápido, frenético, inspirado em grandes nomes

Sendo um estúdio jovem, a Shift Up prepara-se para lançar o seu primeiro exclusivo PS5 e é notável a influência em jogos que os acompanharam até aos dias de hoje, vê-se inspirações em grandes nomes como: Bayonetta, NieR, Sekiro, Metal Gear Rising, Devil May Cry e outros tantos! Dizemos isto porque enquanto jogamos sentimos estes pedacinhos, seja na jogabilidade ou até nos menus e elementos RPG disponíveis.

Lutas velozes, mas não tão frenéticas quanto Bayonetta, caracterizam o combate em Stellar Blade. EVE, a protagonista ágil, permite diversos movimentos de evasão. Dominar técnicas como dodge e bloqueio é crucial para superar os desafios do jogo. A demo apresenta inimigos variados, cada um com as suas particularidades, exigindo adaptação constante do jogador.

De referir também que a luta é visceral, com muito sangue a ser espalhado bem como membros dos corpos dos nossos inimigos, mas com um certo tom de elegância proveniente dos movimentos de EVE.

Além disso, a transversalidade é bastante interessante fruto da agilidade de EVE. Existem vários caminhos e esconderijos para explorar em busca de recursos ou itens. Nesta demo podemos mesmo explorar alguns sítios debaixo de água.

Stellar Blade Screenshot 026

Relativamente ao nosso personagem podemos evoluir as suas capacidades através de uma árvore de atributos que vão sendo desbloqueados com XP que vamos adquirindo. Podemos também adquirir, ou melhorar as armas de EVE numa espécie de quiosques que vamos encontrando ao longo do jogo e que permitem também salvar o progresso feito.

Visualmente em linha com a nova geração

Stellar Blade impressiona com visuais deslumbrantes e fluidez impecável na demo, sem qualquer travamento ou interrupção.

Existem três modos de vídeo:

  • Performance – 60fps;
  • Resolution – 4K mas a 30fps;
  • Balanced – varia entre os 30fps e os 60fps, conforme as situações;

A Shift Up merece aplausos pela criatividade e design dos inimigos em Stellar Blade. Tanto o visual quanto as habilidades de combate demonstram grande criatividade.

Project Eve Screenshot 005

A banda sonora do jogo também merece ser destacada, conseguindo com o seu som contagiante ajudar à já rápida jogabilidade.

Embora ainda seja cedo para conclusões definitivas, Stellar Blade supera as expectativas criadas pelos teasers e previews dos últimos anos. Aguardamos agora ansiosamente para ver mais do que este jogo tem para oferecer – fiquem atentos e não se esqueçam de experimentar a demonstração que ficará disponível na sexta-feira para tirarem as vossas próprias conclusões.

Não percas uma novidade