LEGO Horizon Adventures – Antevisão

O início de uma excelente parceria.

Tivemos a oportunidade de experimentar antecipadamente o próximo grande lançamento da PlayStation: LEGO Horizon Adventures, a convite da PlayStation Portugal. Para além do prólogo, avançámos em várias missões no modo cooperativo, e as primeiras impressões não podiam ser melhores. Esta é a primeira grande aventura de Aloy e companhia no universo LEGO, e promete ser memorável.

LEGO Horizon Adventures é uma fusão criativa entre o aclamado IP: Horizon (Zero Dawn e Forbidden West) e o mundo LEGO. Esta versão simplificada e humorística da aventura de Aloy promete conquistar uma nova geração de jogadores, levando-a também a consolas como a Nintendo Switch. Com esta jogada, a Sony acaba por conseguir divulgar ainda mais os seus títulos e abrir a porta a novos horizontes, quem sabe, novos sets LEGO.

Tudo começa nos eventos de Zero Dawn

Para quem ainda não conhece a saga Horizon, a história de LEGO Horizon Adventures segue os eventos de Zero Dawn. Num futuro distante, acompanhamos Aloy, uma jovem guerreira que foi abandonada em bebé e criada por Rost, um caçador que lhe ensinou as artes da sobrevivência. Aloy, no entanto, está determinada a descobrir o seu passado e o seu verdadeiro destino. Guiada por um holograma de uma cientista milenar, Elisabet, Aloy terá de confrontar Helis, o líder de um culto que venera um poder antigo e misterioso.

Nesta sua aventura no universo LEGO, Aloy e os seus amigos vão explorar montanhas majestosas e caldeirões profundos, tudo recriado com o inconfundível estilo de blocos LEGO. A recriação visual de Horizon em formato LEGO surpreende pela atenção ao detalhe, com peças a compor personagens, estruturas e criaturas, aproximando-se mais do estilo cinematográfico dos filmes LEGO do que dos tradicionais jogos da marca, que tendem a ser mais cartoonescos.

Simples de jogar, divertido e adaptado a todas as idades

Durante o nosso tempo de jogo nesta sessão, que resultou em cerca de uma hora de jogo, percebemos que a jogabilidade de LEGO Horizon Adventures é uma versão simplificada do que se encontra na linha principal dos jogos Horizon. Aloy usa exclusivamente o seu arco e flecha, e a mecânica de disparo resume-se a carregar no botão quadrado. Um toque simples dispara rapidamente uma flecha, mas ao manter o botão pressionado, surge um cursor que indica a trajectória e alcance. O combate, à distância, permite aos jogadores atingir pontos específicos das criaturas robóticas, arrancando peças ao acertar nas zonas certas, uma mecânica idêntica à do jogo original, mas com um toque LEGO.

O jogo mantém também a essência estratégica de Horizon, permitindo que os jogadores aproveitem elementos do cenário, como fogueiras que transformam as flechas em projécteis flamejantes. No entanto, o humor típico dos jogos LEGO está sempre presente, com adições hilariantes como um carrinho de vendedor de cachorros-quentes que atira explosivos ou botas a jato que permitem saltos gigantescos.

Em termos de mecânicas, LEGO Horizon Adventures tem uma abordagem mais próxima da experiência cinematográfica típica dos grandes jogos da PlayStation, com transições fluídas entre áreas e uma câmara que se ajusta conforme os jogadores se afastam ou aproximam. Contudo, o jogo mantém a tradição dos jogos LEGO ao não dividir o ecrã no modo cooperativo, o que pode causar alguns inconvenientes, como quando um jogador é automaticamente “puxado” para perto do outro ao afastar-se demasiado.

Níveis simples de navegar e pouco amplos

Com base no curto tempo de jogo, percebemos que embora a série Horizon seja conhecida pelo seu vasto mundo aberto, LEGO Horizon Adventures opta por uma abordagem mais linear. A história, uma versão condensada dos eventos de Zero Dawn, é dividida em níveis que os jogadores seleccionam a partir de uma área central, onde podem personalizar personagens e construir lojas usando as peças LEGO recolhidas. Apesar da linearidade, os níveis contêm pequenos desvios que escondem baús com recompensas adicionais, incentivando a exploração.

O jogo não pretende ser uma reprodução fiel de Horizon Zero Dawn, mas uma adaptação leve e acessível que, ainda assim, retém a identidade da saga original. As criaturas e os inimigos são recriados com detalhe em LEGO, mantendo as mecânicas de combate em que o jogador deve desmontar peças das máquinas durante as batalhas.

Jogámos em português de Portugal

Um dos pontos que mais surpreendeu foi a dobragem completa em português de Portugal, algo que apenas outro jogo LEGO, LEGO City Undercover, ofereceu até agora. As vozes são naturais e bem executadas, com o mesmo elenco que deu voz à versão portuguesa de Zero Dawn e Forbidden West. O humor característico dos jogos LEGO também se mantém, com diálogos divertidos e momentos cómicos, seja quando um jogador dispara uma flecha no amigo, ou quando as personagens fazem comentários sarcásticos ao cair na água.

Um brilhante futuro na parceria LEGO e PlayStation

É evidente que a Sony encontrou uma mina de ouro ao introduzir LEGO Horizon Adventures, não só por trazer uma das suas propriedades mais populares a novas plataformas como a Nintendo Switch, mas também por apelar a um público mais jovem e casual.

Este caminho pode abrir não só portas no universo dos vídeo-jogos como de futuras peças LEGO temáticas deste universo, como já aconteceu no passado com o Tallneck.

Queríamos jogar mais, mas não deu para continuar

Em suma, LEGO Horizon Adventures é um jogo divertido e descomprometido, que consegue combinar o melhor de dois mundos: a profundidade e o combate estratégico de Horizon com a leveza e o humor dos jogos LEGO.

Com lançamento marcado para dia 14 de novembro para PC, PlayStation 5 e Nintendo Switch, este jogo tem tudo para ser um sucesso entre miúdos e graúdos; o fecho perfeito para a PlayStation que arranjou um bom candidato a prenda de Natal para todos.

Já podem fazer a pré-reserva aqui.

Não percas uma novidade