No Rest for the Wicked, um jogo desenvolvido pela Moon Studios, conhecidos pelos jogos da série Ori, é um sonho tornado realidade para os fãs de aRPGs, especialmente aqueles que apreciam a série Diablo, e para os adeptos dos jogos Souls, como Elden Ring. Este jogo inspira-se fortemente nesses géneros e incorpora ideias de simuladores agrícolas e elementos característicos de Ori, resultando numa experiência ousada e única.
A nossa experiência
A jogabilidade principal é absolutamente incrível. A Moon Studios, apenas na primeira semana de lançamento, lançou três patches num intervalo de quatro dias, demonstrando o empenho da equipa de desenvolvimento em agradar à comunidade. Contudo, o maior problema enfrentado tanto por nós como pela comunidade é a gestão de inventário. Embora possa não ser óbvio no início, torna-se evidente à medida que avanças no jogo. A incapacidade de comparar itens individualmente é uma falha significativa que afeta a experiência do jogador.
Considerando que o jogo está em Early Access, já apresenta uma qualidade bastante decente. A rápida resposta ao feedback dos jogadores alimenta a esperança de que os desenvolvedores criem um título memorável que perdure ao longo dos anos. Atualmente, a qualidade do mundo, das personagens e da direção artística é de alto nível, e com o tempo, espera-se que a jogabilidade alcance o mesmo patamar.
As especificações
No Rest for the Wicked precisa de alguma potência para correr bem. O jogo continua em acesso antecipado o que pode puxar um pouco mais pelas nossas máquinas, mas para já aqui ficam os specs necessários:
As principais influências
O jogo é fortemente influenciado por títulos como Diablo e Dark Souls, bem como por simuladores agrícolas e pelos jogos Ori. A abordagem de Diablo, com elementos como RNG (loot e spawns de inimigos) e vista isométrica, combinada com o combate metódico e tático de Dark Souls, cria uma experiência única. A inclusão de elementos de simuladores agrícolas permite aos jogadores recolher recursos para construir a base principal e criar mobiliário, enquanto as referências a Ori oferecem caminhos interligados através de um mapa centralizado com tesouros escondidos e elementos de plataforma.
No Rest for the Wicked tem um público-alvo em mente
Se não és fã do estado atual dos aRPGs, especialmente do combate frenético e da confusão de ecrã típicos de jogos como Diablo 3 e Path of Exile, e preferes uma abordagem mais tática ao combate com vista isométrica e câmara fixa, então este jogo é certamente para ti.
Quem não vai gostar deste tipo de jogo?
Os fãs de aRPGs e/ou Dark Souls que preferem esses jogos, exatamente pelo que são e não estão abertos a ideias diferentes, podem não apreciar esta abordagem. No entanto, recomendamos que pelo menos experimentem este jogo único, explorando o hub principal e desbloqueando algumas missões secundárias, antes de descartá-lo por completo.
E como é que se comporta na Steam Deck?
Após dois patches, o jogo corre sem problemas na consola portátil da Steam. Apesar de ser considerado incompatível na página do jogo, os testes realizados mostram que, além de um aquecimento extra, é possível jogar sem problemas.
Em conclusão…
No Rest for the Wicked apresenta uma qualidade surpreendente para um jogo em Early Access. A rápida resposta ao feedback dos jogadores é promissora, sugerindo que os desenvolvedores podem criar um título memorável. Atualmente, o mundo, as personagens e a direção artística estão num patamar elevado, e espera-se que a jogabilidade acompanhe essa qualidade com o tempo.
Contem com a nossa opinião completa no seu lançamento.