Uncharted Legado dos Ladrões

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões – Análise

Capa de Uncharted
Release Date
28 Janeiro, 2022
Estúdio
Naughty Dog
Género
Acção e aventura
Plataforma
PS5 e PC

Apertem as botas e preparem-se para embarcar em não uma, mas duas aventuras épicas na PlayStation. Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões chega hoje e se estavam na dúvida sobre se esta coleção era para vocês ou não, não percam mais tempo e tirem todas as vossas dúvidas na nossa opinião.

Nathan, Chloe e Nadine estão de regresso em Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões numa coleção que junta os dois títulos de êxito : Uncharted 4: O Fim de um Ladrão e Uncharted: O Legado Perdido num só pacote em exclusivo na PlayStation 5 (e no final do ano no PC).

O que esperar de ambos os jogos?

Se nunca tiveram oportunidade de jogar qualquer um dos Uncharted então podem parar de ler esta análise e ir já comprar a vossa cópia da Coleção Legado dos Ladrões porque são jogos obrigatórios para qualquer jogador viver, dos mais novos aos graúdos. Nathan Drake já é um ícone da consola da Sony e Uncharted é uma franquia do qual queremos sempre mais.

Uncharted

Se são novos nesta aventura, então convidamos-vos a lerem as nossas opiniões, Uncharted 4: O Fim de um Ladrão arrecadou uma pontuação perfeita (10/10) em 2016 e continua a ser um dos nossos jogos favoritos. Nesta aventura, Nathan fecha um capítulo que vivemos em quatro jogos com muita emoção, ação e drama pelo meio.

Uncharted: O Legado Perdido chegou um ano mais tarde e desenvolveu um personagem já nosso querido: Chloe que na companhia de Nadine acabaram por manter a fasquia de Uncharted bem alta e entregar-nos uma excelente aventura. Interessados? Leiam a nossa opinião se quiserem conhecer melhor o que o jogo tem para vos oferecer.

(…) Uncharted sempre foi um jogo à frente do seu tempo (…)

Os anos não se sentiram nos nossos aventureiros

A primeira sensação que vão ter ao colocar Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões na vossa PlayStation 5 a correr é que…parece que estão a ver um jogo quase next-gen. Isto porque os visuais continuam impressionantes e com um nível de detalhe nas animações, personagens, ambientes – tudo – ao mais alto nível.

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões

Como comentei com o colega jornalista André Pinto, Uncharted sempre foi um jogo à frente do seu tempo e isso sente-se muito ao jogar na PlayStation 5. Visualmente soberbo (em ambos os jogos), é como se estivéssemos a jogar um título acabadinho de sair e não um título que saiu na PlayStation 4 há 6 anos.

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões permite-vos continuar a aventura onde ficaram

A Naughty Dog pensou nos jogadores e criou um sistema super simples que permite-vos importar o vosso jogo da PlayStation 4 e continuarem onde ficaram na PlayStation 5. Um processo super linear que consiste em apenas exportar o vosso jogo para a Cloud (se o tiverem automático, já está feito) e na PlayStation 5 bastará ir à opção Importar e voilá. Estão onde ficaram!

Uncharted

Se são caçadores de troféus também há boas notícias: os vossos troféus vão “saltar” automaticamente sem terem que os repetir (caso estejam já feitos na versão PS4).

No entanto há uma curiosidade: esta coleção oferece apenas uma platina apesar de serem dois jogos.

Quais as novidades que podemos esperar na versão PlayStation 5

Dualsense eleva as vossas sensações

Vão sentir tudo como nunca no passado. Cada murro, tiro, salto, tensão nas cordas, está tudo super bem representado na vossa mão e com sentidos apurados, graças ao Dualsense e aos seus gatilhos adaptativos dinâmicos.

Áudio 3D

O áudio também foi remasterizado e encaixa na perfeição nos vossos ouvidos graças ao áudio 3D que a PS5 oferece.

Carregamentos ultra rápidos

Graças ao SSD ultra-rápido da PS5 vão ter que estar muito atentos para ver um carregamento de jogo uma vez que estão praticamente instantâneos. Piscam os olhos e…carregou!

Modos gráficos são o ponto mais curioso nesta coleção

Ao todo podem optar entre três modos gráficos mas acreditamos que a maioria dos jogadores opte pelo modo de desempenho:

  • Modo de fidelidade: Definição 4K nativa super-nítida com uma meta de 30 FPS.
  • Modo de desempenho: 60 FPS fluidos com um twist, os jogadores em televisão 4K terão uma resolução aumentada a partir da resolução base de 1440p e os jogadores com televisões 1080p HD vão ter uma resolução de 1080p com super-amostragem a partir de uma resolução base de 1440p com antialiasing melhorado.
  • Modo Desempenho +: 120 FPS (em televisões que o suportem) e uma resolução de 1080p. 

E é aqui que surge o nosso maior ponto de melhoria nesta coleção: a ausência de 60 FPS em resolução 4K ou até mesmo ray tracing.

Depois de ficarmos “mal” habituados com a Insomniac que nos trouxe outra bomba visual em Ratchet & Clank ou no remaster de Marvel’s Spider-Man que conseguiu os 60 FPS em 4K (e ainda atirou ray tracing ao barulho), ficamos algo desapontados por a Naughty Dog não o ter conseguido nesta coleção – seria sem dúvida um ponto de viragem no que deve ser um remaster.

Multi-jogador está de fora

Surpresa para uns, para outros nem por isso: não contem com o multi-jogador nesta coleção, toda a aventura é dedicada à campanha a um só jogador.

Em resumo, devo comprar Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões?

As opiniões aqui dividem-se: se nunca jogaram nenhum dos jogos então a resposta é óbvia, sim, comprem agora! Se já jogaram e estão nostálgicos e gostavam de voltar a repetir estas fantásticas aventuras e por acaso até têm os jogos já na vossa coleção, porque não? Por apenas 10€ podem comprar o upgrade para a PlayStation 5, importar o vosso jogo guardado (ou não) e jogar.

svg%3E

Se por outro lado até acabaram os jogos recentemente na PlayStation 4 então não há muito valor em repetir tudo de novo na PlayStation 5 numa data tão próxima porque o salto gráfico não o justifica assim tanto, ficando o foco mais no Dualsense e áudio 3D como novas experiências sensoriais.

Uncharted Legado dos Ladrões
Uma excelente coleção para quem nunca jogou ou tinha saudades
Se nunca jogaram nenhum dos jogos então a resposta é óbvia, sim, comprem agora! Se já jogaram e estão nostálgicos e gostavam de voltar a repetir estas fantásticas aventuras e por acaso até têm os jogos já na vossa coleção, porque não? Por apenas 10€ podem comprar o upgrade para a PlayStation 5.
Positivo
Espectacular visualmente e com histórias fantásticas, dois excelentes jogos numa só coleção
Dualsense tornou segmentos do jogo ainda mais "mexidos"
Áudio 3D aumenta a imersão
Os controlos estão super actuais, comporta-se como um jogo recente
A melhorar
Ausência de 60FPS a 4K
Ray tracing tinha elevado ainda mais a experiência visual de um jogo por si já de excelência
8

Não percas uma novidade