Test Drive Unlimited Solar Crown pretendia reviver uma das franquias de corridas mais queridas, mas o seu regresso pode provocar reações mistas, o que torna a sua aquisição complexa.
Apesar do jogo oferecer uma base sólida, com um vasto mundo aberto situado em Hong Kong, uma cidade cheia de potencial para exploração e corridas. No entanto, a sua execução ficou aquém das expectativas, especialmente em comparação com concorrentes diretos como Forza Horizon e The Crew.
Gráficos e desempenho: uma mudança a baixo
Visualmente, TDU Solar Crown falha em acompanhar os títulos de corridas modernos. Os gráficos parecem datados, com texturas de baixa qualidade, iluminação inconsistente e distâncias de renderização fracas. Problemas como o aparecimento súbito de objetos e bugs visuais comprometem a imersão. Embora as corridas à noite tenham um melhor ambiente visual, as cenas diurnas expõem as limitações gráficas do jogo. Enquanto jogámos, na PlayStation 5, o modo de desempenho manteve-se estável a 60fps, mas ainda assim são evidentes quebras na taxa de fotogramas e inconsistências gráficas.
Mecânica de corrida: sólidas mas podiam estar melhores
Em termos de jogabilidade, o jogo oferece uma experiência de condução mais arcade, semelhante mas menos refinada do que outros títulos do género. Os carros têm uma sensação de leveza, e o sistema de física é inconsistente, especialmente nas corridas fora de estrada. Embora o jogo permita mudar os pneus para diferentes terrenos, a verdadeira experiência off-road está ausente.
Estradas de gravilha e areia são os únicos exemplos disponíveis, e ao sair para a relva ou arbustos, as colisões tornam-se exageradas e frustrantes. A inteligência artificial (IA) dos adversários não segue as mesmas regras físicas, o que torna a experiência frustrante, com o jogador a ser penalizado de forma desproporcional por erros que a IA parece ignorar.
Progressão e personalização: vão ser precisas muitas horas
A progressão em TDU Solar Crown é outro ponto de crítica pela negativa. O jogo opta por uma abordagem deliberadamente lenta para desbloquear carros e melhorias de desempenho. Enquanto alguns jogadores podem apreciar esta necessidade de “trabalhar” pelas recompensas, o equilíbrio parece desajustado, exigindo muitas horas de jogo repetitivo com poucas recompensas. A seleção inicial de carros também é bastante limitada, o que agrava ainda mais o ritmo lento da progressão. Opções de personalização, por outro lado, são dececionantes, focando-se quase exclusivamente em pinturas exteriores e oferecendo apenas alterações visuais mínimas, como algumas opções de rodas.
Embora o jogo tente recuperar algumas das funcionalidades que os fãs adoravam, como a exploração de concessionários e a personalização dos veículos, estas características parecem subdesenvolvidas. Por exemplo, os concessionários tornam-se interessantes apenas numa fase muito tardia do jogo, e a personalização dos personagens, outro recurso popular, praticamente não existe além da criação inicial.
Sempre online é algo que não devia existir
Um dos aspetos mais frustrantes de TDU Solar Crown é a sua exigência de conexão constante à internet, mesmo em modos de jogo a solo. Este requisito resultou em inúmeros problemas, especialmente no lançamento, com instabilidade nos servidores, desconexões frequentes e interrupções em corridas. Além disso, o limite de jogadores por sessão é extremamente baixo — apenas oito jogadores podem estar presentes num determinado espaço — o que faz com que o mundo do jogo pareça vazio. Isto prejudica a promessa de um ambiente multijogador de mundo aberto, onde a interação com uma grande comunidade de jogadores deveria ser uma parte essencial da diversão.
Os elementos multijogador, por si só, também são fracos em termos de execução. Corridas com outros jogadores são raras, com a maioria dos eventos a serem preenchidos por oponentes controlados pela IA, o que diminui o espírito competitivo que o jogo procura alcançar. Além disso, a ausência de crossplay limita ainda mais a pool de jogadores, tornando difícil preencher lobbies, especialmente fora de horas de pico.
Hong Kong: uma oportunidade desperdiçada
Situado em Hong Kong, TDU Solar Crown tinha potencial para oferecer um cenário vibrante e culturalmente rico para as suas corridas. No entanto, o mundo parece subdesenvolvido, faltando-lhe os detalhes ambientais e a atividade dinâmica encontrados em outros títulos de corridas de mundo aberto. A cidade, embora grande, está repleta de eventos e atividades genéricas que se tornam rapidamente repetitivas. O mapa está pontuado por várias corridas, mas os tipos de eventos são bastante comuns: corridas em circuito, sprints e alguns modos de contra-relógio. Eventos especiais como as corridas Solar Crown, destinadas a oferecer um desafio competitivo, acabam por não acrescentar muito à emoção devido às falhas estruturais do jogo.
Em resumo esperem um pouco antes de pegar no volante
No seu núcleo, Test Drive Unlimited Solar Crown apresenta uma visão do que poderia ter sido uma experiência de corrida em mundo aberto emocionante. A base está lá: um mapa expansivo, um alinhamento respeitável de carros (ainda que limitado), e uma tentativa de reviver o formato amado da série Test Drive. No entanto, é claro que o jogo não estava pronto para o lançamento.
Desde os visuais abaixo da média até à infraestrutura online frustrante, Solar Crown parece mais um título em acesso antecipado do que um lançamento completo.
Para os fãs mais dedicados da série, ainda pode haver algum divertimento a retirar, especialmente se futuros patches resolverem os problemas mais gritantes. Contudo, no estado atual, o jogo sente-se inacabado e mal preparado para competir com o elevado padrão estabelecido por outros títulos de corridas em mundo aberto, como Forza Horizon. Embora o jogo possa melhorar com o tempo, é difícil recomendá-lo a preço completo.
Tendo crescido a jogar o original Test Drive Unlimited e tendo aguardado pela chegada de Solar Crown desde o seu anúncio, podemos dizer-vos, que para já, Solar Crown é um exemplo dos riscos de lançar um jogo antes de estar verdadeiramente pronto e por este motivo, aconselhamos a que o acompanhem de perto e só saltem para o lugar do condutor noutra altura.
A esperança mantém-se agora no roadmap planeado e no que as próximas actualizações possam trazer: melhorias de desempenho, equilíbrio entre recompensa vs custo de veículos e maior variedade nas corridas e eventos.