Respeitando o passado mas sem nunca deixar de olhar para o futuro, Tekken 8 apresenta-se no ringue mantendo os pilares e tudo o que funcionava nos títulos anteriores mas expandido a fórmula com novidades que melhoram em muito a experiência passada.
Em menos do ano, Tekken 8 é o terceiro peso pesado a ser lançado no género de luta, depois do lançamento de Street Fighter 6 e Mortal Kombat 1.
O franchising de Tekken sempre teve a sua popularidade, tendo sido dos primeiros jogos de luta a introduzir o 3D. Tekken 8 pode não ter o impacto que o primeiro jogo teve, mas é sem dúvida um marco nos jogos de luta em 2024 por tudo o que nos oferece.
Modos de Jogo garantem várias horas de diversão
O modo de história de Tekken 8 foca-se no confronto entre Jin Kazama e Kazuya Mishima, dando seguimento aos eventos passados em Tekken 7. No entanto, e a pensar nos jogadores que não jogaram Tekken 7, existem pequenos vídeos no jogo que resumem os eventos principais do jogo anterior.
Após a derrota de Heihachi em Tekken 7, Kazuya Mishima lança o caos no mundo e exige que seja realizado um torneio com os melhores lutadores mundiais: The King of Iron Tournament. No entanto, este torneio tem uma ‘nuance’: os países dos lutadores derrotados iriam sofrer consequências destruidoras.
Enquanto isso acontece, Jin Kazama sofre com o dilema de aceitar os seus poderes demoníacos com o receio de os não conseguir controlar e tornar-se como o pai (Kazuya Mishima).
Esta é a premissa de uma narrativa bastante cativante que tem a duração de cerca de 3-4 horas e com bastantes referências às narrativas dos antigos Tekken.
Tekken 8 introduz três novas personagens, duas das quais com um impacto no decorrer da história: Reina, Victor e Azucena.
Reina é uma personagem enigmática e uma excelente adição ao jogo. Deverá ter sido das personagens que mais usamos no decorrer desta análise, e das novas adições, acaba por ser a personagem com maior relevância na narrativa.
Além do modo história, Tekken 8 oferece-nos os já conhecidos “Episódios de Personagens”. Um modo que tem maior profundidade do que parece à primeira vista.
Neste modo podemos escolher uma das 32 personagens disponíveis, fazendo cinco lutas com diferentes adversários. A grande ‘nuance’ deste modo é a existência de cut-scenes no início, quando selecionámos o personagem, e no fim quando vencemos as cinco lutas. Cada cut-scene é única e varia consoante o personagem e expande a narrativa um pouco mais.
Outro dos modos igualmente interessantes, que foi adicionado em Tekken 8 foi o Arcade Quest. Trata-se de uma espécie de tutorial do jogo onde controlamos um avatar criado por nós. O nosso avatar, juntamente com muitos outros, percorre várias salas de arcada onde o objetivo é…jogar Tekken 8. Conforme o nosso avatar vai ganhando vamos progredindo num ‘ranking’ e desbloqueando novas localizações com maior dificuldade. É um excelente ponto introdutório do jogo com bastantes tutoriais, essenciais para jogadores com menos experiência.
Outro modo presente em Tekken 8 é o Super Ghosts Battles. Trata-se de um modo ‘offline’ onde podemos lutar contra personagens de outros jogadores reais. Basicamente temos uma luta inicial contra um IA que estuda os nossos movimentos/combinações. Com o término desse combate ficamos com um personagem ghost que será a nossa versão ‘offline’.
Podemos assim apanhar jogadores com combinações e movimentos mais elaborados, aumentado com isso o nível de dificuldade de cada combate. Trata-se do modo ideal para quem não gosta de jogar ‘online’, e fazendo uma comparação futebolística, assemelha-se ao modo Squad Battles de EA FC 24.
Além dos modos referidos, contamos sempre com a presença dos modos mais tradicionais em jogos de luta como o Vs e o que por muitos é o modo mais importante, o modo Online.
No modo Online podemos jogar partidas normais onde jogamos contra adversários de ranking semelhante ao nosso, ou podemos criar lobbies com uma série de jogadores e jogar entre eles, numa espécie de torneio. Durante os vários combates que realizámos neste modo não sentimos nenhuma dificuldade, sendo sempre fácil encontrar adversário e não sentimos a presença de ‘lag’. Toda a experiência foi bastante fluída.
Outro dos modos que regressou foi o Tekken Ball. Um modo engraçado e divertido numa espécie de jogo de voleibol e onde temos de atirar uma bola contra o nosso adversário, com o máximo de força possível para conseguir infligir dano. Um modo descontraído que poder ser jogado ‘online’ ou ‘offline’.
Também existe a possibilidade de personalizar os lutadores, com um leque bastante variado de cosméticos, abrindo a possibilidade de ter personagens bastante originais. Por fim, se querem só ouvir umas músicas dos jogos anteriores, podem terminar a noite no modo Jukebox.
Jogabilidade apresenta novidades e é das mais divertidas em jogos de luta da actualidade
A grande novidades na jogabilidade de Tekken 8 é a introdução do sistema Heat. Trata-se de um mecanismo que é ativamente simplesmente pressionando R1. Este mecanismo permite ao jogador infligir um maior dano, permitindo uma combinação de ataques que infligem bastante dano pressionando apenas R1. Este mecanismo apenas pode ser usado uma vez por jogo e tem uma barra azul que vai diminuindo mal comece a ser usado.
Este modo deve ser usado com moderação, ao expor o jogador a contra-ataques adversários e acabam por dar um pouco de previsibilidade ao nosso jogo. Até certo ponto, este modo é semelhante ao modo Rage. A diferença é que o sistema Rage (que regressa em Tekken 8) é one hit, o sistema Heat pode ser composto por uma série de ataques.
Outro mecanismo introduzido foi a recuperação de vida quando atacamos o nosso adversário. Quando o nosso personagem é atingido por um golpe perde parte da sua barra de vida, como acontece em todos os jogos. A diferença é que existe uma parte da barra da vida que podemos recuperar quando conseguimos atacar o nosso adversário com sucesso. A ideia por detrás deste mecanismo é incentivar os jogadores a atacar mais e ter posturas menos defensivas.
A estes novos mecanismos acrescenta todo a jogabilidade que já estava presente em Tekken 7, toda a sua complexidade e quantidade incrível de combinações diferentes existentes para cada personagem. E nota-se a diferença entre jogadores experientes de jogadores menos experientes. Estes novos mecanismos em nada diminuem o skill gap.
No entanto, em Tekken 8 foi introduzido uma importante ferramenta que permite aos jogadores melhorarem. É possível rever as nossas lutas antigas, sendo que o jogo dá-nos dicas pontuais sobre o que podemos fazer nesta ou naquela situação da luta. Uma maneira ótima para os jogadores aprenderem com os erros com a ajuda do jogo.
Visualmente é o topo do estilo artístico da franquia Tekken
Graficamente, o jogo é espetacular. Usando o mais recente Unreal Engine 5, aliado a um desempenho constante de 60fps, Tekken 8 oferece-nos um grande nível de detalhe e com uma qualidade bastante elevada, nunca comprometendo o desempenho do jogo. Os cenários são deslumbrantes e cheios de vida. As combinações, as cores, os pormenores nos lutadores, tudo funciona, tudo está em sintonia.
Tekken 8 veio para ficar
Se gostam de jogos de luta, Tekken 8 é mais do que obrigatório e deve rapidamente saltar para a vossa biblioteca de jogos. Se, por outro lado procuram entrar no género e sentem que têm dificuldades neste tipo de jogos, não se preocupem, Tekken 8 oferece um modo simples de combater (através do L1) que torna o jogo acessível a todos os jogadores, desta forma, não há como sentirem frustração nos vossos combates: desfrutem!
Tekken 8 lança bem 2024 e faz até esquecer um pouco a concorrência: uma lufada de ar fresco nos jogos de luta, sem complicações, excelentes visuais e modos de jogo para largas horas de diversão.