spel2 art01 1

Spelunky 2 – Análise

O sucessor do famoso Spelunky chegou e triunfou

Spelunky 2
Release Date
15 Setembro, 2020
Estúdio
Blitworks, Mossmouth
Género
Plataformas
Plataformas
PlayStation 4, Microsoft Windows
Our Score
8

Spelunky é um dos jogos mais adorados do género plataforma roguelike. O seu sucessor, Spelunky 2 não só pegou nas coisas boas do seu antecessor, como elevou a qualidade para um novo patamar, introduzindo várias melhorias em termos gráficos e na jogabilidade, acrescentando novos e maiores mapas que farão a delícia de todos os amantes deste género de jogos.

À primeira vista, trata-se de um simples jogo de plataformas que faz em momentos lembrar o famoso Super Mario. No entanto, rapidamente percebemos que Spelunky é muito mais do que um simples jogo de plataformas. O seu género roguelike faz-nos desesperar cada vez que perdemos e temos de voltar ao início do jogo (morte permanente) perdendo todo o inventário que adquirimos até então. Esta frustração aliada à dificuldade do jogo faz com que nem toda a gente consiga apreciar devidamente este título.

O início

Apesar de não ser o foco do jogo, jogamos com a filha de Spelunky, em busca dos pais que se encontram desaparecidos.

svg%3E

Começamos o jogo um pouco como no seu antecessor. Temos um chicote, cordas que podemos prender ao teto e subir e bombas para desbravar caminho e eventualmente eliminar alguns inimigos. Um pequeno e bastante simples tutorial explica os comandos básicos do jogo, que concluídos, lança-nos no mundo de Spelunky.

Inicialmente a vontade quando se começa a jogar Spelunky 2 é de chegar o mais depressa possível à saída, indo por todos os atalhos possíveis, minimizando com isso o contacto com os perigos naturais e inimigos. No entanto, com o tempo percebemos que ao fazermos isso, estamos a passar ao lado de inúmeros itens e tesouros que nos ajudarão no decorrer do jogo. Rapidamente se chega à conclusão que o ideal é dominarmos os cenários por onde passamos, conseguindo retirar todos os tesouros e itens possíveis.

svg%3E

Em Spelunky 2 é preciso pensar antes de agir

Para sermos bem sucedidos em Spelunky 2 temos de jogar taticamente. É importante pensar e planear dentro do possível qual o caminho que queremos tomar, analisando os perigos e inimigos que se encontram entre o ponto onde estamos e onde queremos chegar.

Pelo caminho encontramos alguns inimigos familiares como morcegos, cobras e aranhas que já apareciam no título anterior. Em Spelunky 2 foram acrescentados ainda mais inimigos como robots, homens das cavernas entre muitos outros e cuja sua função é dificultar-nos ainda mais a vida.

Durante a exploração dos cenários iremos encontrar muitos NPC’s que não irão trazer algumas side quests que nos poderão ajudar a angariar itens ou tesouros.

O mundo de Spelunky 2 não é linear. Quer isto de dizer que cada vez que morremos, algo que irá acontecer com uma grande frequência, os níveis são rearranjados, isto é, será altamente improvável repetirmos a mesma sequência de níveis.

Apesar de não parecer ter grande impacto, a verdade é que isso obriga-nos a repensar a forma como abordamos determinados níveis, visto que poderemos ter um inventário de itens totalmente diferente aquando de diferentes passagens. 

svg%3E

Para dificultar ainda mais, quando estamos mais do que três minutos num nível aparece um fantasma que nos persegue até conseguirmos acabar o nível. Neste caso, o melhor mesmo é despachar-nos.

Uma pequena ajuda

Uma das grandes novidades é a existência de animais que podemos montar. Existem vários tipos de criaturas que podem ser uma ajuda significativa, visto que saltam duas vezes mais e tem habilidades especiais. Além disso sofrem dano em vez do nosso personagem.

Como tudo em Spelunky, nada é linear, e para conseguirmos montar um destes animais temos primeiro de conseguir saltar para as costas deles e sobreviver uns primeiros instantes em que os animais correm desenfreadamente numa direção.

Spelunky 2 é uma roda viva
O mundo de Spelunky 2 é uma autêntica roda viva

Um mundo por detrás de um mundo

Outra das novidades é a existência em quase todos os níveis de portas especiais que nos permitem aceder a um sub-nível do jogo que nos permite uma maior exploração dos segredos escondidos.  

svg%3E

Cada nível pode ser abordado de múltiplas maneiras. Existem várias hipóteses para conseguirmos chegar ao nosso objetivo. Pelo meio existem muitos esconderijos, puzzles e segredos por explorar, que certamente irão cativar os jogadores a continuar a jogar e explorar os cenários de Spelunky.

Loja de Itens

Ocasionalmente em alguns níveis os jogadores encontrarão um Vendedor de itens. Este vendedor tem uma variedade de itens que nos ajudarão durante o jogo, como armas, cofres mistérios, etc. Podemos adquirir os itens com as moedas que fomos adquirindo previamente, ou podemos simplesmente roubá-los. Obviamente que isso trará fortes consequências. Se tentarmos roubar ou matar o vendedor, iremos sentir a sua ira. Algo que nos poderá fazer perder rapidamente pois o vendedor consegue atingir-nos e tirar-nos grande porções de vida. 

svg%3E

Modos Online:

Uma das grandes apostas de Spelunky 2 é o seu modo online, com o modo Adventure onde jogamos em co-op ou o modo Arena, um modo competitivo onde jogamos contra outros jogadores.

No modo Adventure temos a possibilidade de jogar contra outros jogadores com o objetivo de alienar o inimigo ou no modo onde temos de conseguir ter na nossa posse um objeto específico durante um determinado tempo.

O outro modo online, co-op permite-nos jogar os níveis de Spelunky 2 na companhia de outros jogadores, algo que em teoria pelo menos, ajudará no objetivo final.

Spelunky 2 é um excelente título, e um bom upgrade ao seu predecessor. Se Spelunky é considerado um dos melhores jogos do género, Spelunky 2 irá prosseguir com o seu reinado.

svg%3E
Spelunky 2
Positivo
Introdução de novos personagens e inimigos
Novos e maiores mapas cheios de atividades e segredos
Eleva o patamar do seu antecessor
A melhorar
A frustração de permanent death desmotiva alguns jogadores
8