Returnal

Returnal (PC) – Análise

returnal capa
Release Date
15 Fevereiro, 2023
Estúdio
Housemarque
Género
Rogue-like
Plataformas
PS5 e PC

O roguelike da PlayStation 5, Returnal, chegou ao PC no passado dia 15 de Fevereiro. Para os amantes deste género, Returnal é um must have onde é prometido horas a fio de jogo.

A este ponto, como seria de esperar, a Sony fez mais uma vez um excelente trabalho neste port, trazendo assim para o PC uma panóplia de melhorias, tais como:

  • Proporções 16:10, Ultrawide (21:9) e Super Ultrawide (32:9);
  • Compatibilidade com DualSense™ controller e toda a sua experiencia  haptic feedback e efeitos dynamic trigger;
  • AMD FSR;
  • Nvidia DLSS

Jogabilidade super optimizada

A nível da jogabilidade, no PC, o jogo está bem optimizado e com a ajuda dos mecanismos de upscaling (FSR e DLSS) conseguimos manter uns surpreendentes 120+ FPS em todos os instantes, até durante os milhões de bolas e raios que nos fazem suar. Contudo, em aventuras que ultrapassamos 60/90 minutos, para quem tem 16 gb de RAM, poderá começar a notar alguns drops de frames, devido a memory leak. Actualmente, reiniciar o jogo é a única solução para ultrapassar esta falha. Espera-se que um update futuro venha a corrigir isso.

Também nos deparamos com uns quantos “Fatal Errors” derivados do motor de Unreal Engine, mas visto que a cada sala o jogo grava automaticamente, não foi muito destrutivo. Também se espera que isto venha a ser corrigido o mais depressa possível.

Returnal para o PC, também conta com as atualizações mais recentes do jogo, quer isto dizer que em cada sala é feito um checkpoint e pudemos facilmente suspender o nosso ciclo para sair do jogo sem perder qualquer progressão.

Em média, tendo em conta a dificuldade do jogo e todos os outros aspetos que já foram cobertos na nossa análise que fizemos quando jogámos na PlayStation 5, 8 a 12 horas será o tempo que deverão demorar a chegar ao fim no PC.

No entanto, se quiserem ter 100% dos troféus da Steam, contem com pelo menos 40 a 50 horas de jogo.

returnal e1635251454742

A nossa experiência multiplayer

Após mais de 40 horas, onde provavelmente um terço foi passado em co-op, pudemos dizer que as ligações são relativamente estáveis, mas quando se joga com jogadores com ligações menos estáveis ou que se encontram mais longe de nós, é significativamente notável o lag e por vezes até somos desconectados. Em média, em cada 5 jogos, 1 deles fomos desconectados.

Returnal para o PC, traz as seguintes métricas para que possam correctamente ver o que se passa com os vossos computadores:

  • Um contador de FPS;
  • Um medidor para o vosso GPU;
  • Um medidor para o vosso CPU;
  • Um latency tracker.
Returnal PC 1

As melhorias!

Para além das métricas previamente mencionadas, Returnal para o PC oferece melhorias gráficas que não se conseguem obter nas consolas.

As proporções 16:10, Ultrawide (21:9) e Super Ultrawide (32:9) oferecem um campo de visão expandido em todo a nossa aventura em Atropos.

Para além disso, conseguem também jogar nuns impressionantes 4K, para aqueles que têm monitores com estas resoluções. Em PCs com gráficas mais recentes, irão conseguir uma imersão mais profunda com a tecnologia ray-tracing e as suas sombras, adicionando uma nova camada de opções de iluminação. Tudo isto é altamente personalizável nas várias opções que Returnal nos oferece.

As tecnologias de upscaling tais como NVIDIA DLSS e NVIDIA NIS, bem como a FSR da AMD, também estão disponíveis.

Returnal 20210519122736

Returnal também traz uma opção para Benchmark para que possamos adaptar todos os aspectos visuais que pretendemos do jogo à nossa máquina.

Rato e Teclado vs Comando Playstation DualSense

Sem sombra de dúvidas que Returnal foi feito tendo em conta o haptic feedback que um comando da Playstation nos consegue oferecer. Honestamente, surpreendeu-nos pela positiva a imersão adicional que este nos trouxe.

Contudo, na nossa opinião de jogadores de PC, jogar um third person shooter no PC, continua a prevalecer o rato e teclado.

Returnal também nos oferece uma grande ajuda com aim assist se assim o pretendermos, quando jogamos tanto com comando ou tanto com rato e teclado.

Mas mais uma vez, quando temos uma imensidão de aliens a aproximarem-se de todas as direções e temos que saltar, fazer 180º e ao mesmo tempo que apontar para os seus pontos fracos, sentimos que apenas a experiência com rato e teclado nos consegue oferecer a precisão que necessitamos para estas situações.

Acreditamos vivamente que jogar com rato e teclado nesta situação, irá facilitar bastante a progressão no jogo, mas para aqueles que têm um comando Playstation DualSense, experimentem, porque vale bem a pena. Se são daqueles fãs que querem tirar o máximo de proveito da imersão que um jogo nos pode oferecer, então uns bons headphones e um comando na mão, irá certamente saciar o vosso desejo.

Returnal PC Settings

Que requisitos são precisos?

O jogo em si não é super pesado. Maior parte dos PCs com componentes com uma idade média de 5 anos deverão de conseguir correr Returnal sem problemas.

Para o conseguirem correr, terão que ter no mínimo:

  • Sistema Operativo: Windows 10 64-bit (versão 1903)
  • CPU: Intel Core i5-6400 (4 core 2.7GHz) ou AMD Ryzen 5 1500X (4 core 3.5GHz)
  • Memoria: 16 GB RAM
  • GPU: NVIDIA GeForce GTX 1060 (6 GB) ou AMD Radeon RX 580 (8 GB)
  • Espaço: 60 GB espaço disponível
  • Notas adicionais: SSD Recomendado

No entanto, para uma experiência fluida, recomendamos:

  • Sistema Operativo: Windows 10 64-bit (versão 1903)
  • CPU: Intel i7-8700 (6 core 3.7 GHz) ou AMD Ryzen 7 2700X (8 core 3.7 GHz)
  • Memoria: 16 GB RAM
  • GPU: NVIDIA RTX 2070 Super (8 GB) ou AMD Radeon RX 6700 XT (12 GB)
  • Espaço: 60 GB espaço disponível
  • Notas adicionais: SSD Recomendado

Se quiserem ainda mais detalhes, na tabela abaixo mostramos que componentes necessitam de ter para atingirem em média cada patamar de FPS:

Returnal PC requisitos

EPIC Games Launcher porquê?

Durante todo o período de instalação pela Steam, nunca nos é mencionado nada sobre a sua concorrência, a Epic Games.

Para todos os jogadores de PC, cada vez que nos é instalado algum programa ou começa a correr algum serviço sem a nossa autorização, simplesmente não gostamos. Infelizmente, é isso que acontece quando se instala este jogo.

Returnal PC 3

O jogo é dependente da plataforma da Epic para criar uma ligação com a Playstation Network. Portanto para conseguirmos jogar em co-op com outros jogadores, o jogo automaticamente e sem a nossa permissão, instala ou no caso de quem já a tenha instalada, vai inicar a plataforma da Epic Games. Se comprarmos o jogo pela Epic Games, jogamos sem reparar nesta dependência.

Quer isto dizer que temos duas plataformas a correr no background, para um só jogo. Honestamente não é o ideal, mas para um jogo que sofre de memory leak ao fim de umas horas, pode causar algum desconforto para algumas máquinas.

O nosso veredicto

Para quem é fã de roguelikes como Hades ou mais na vertente de shooters como Risk of Rain, recomendamos vivamente este jogo. A história é boa, mas ao mesmo tempo complexa e para saberem realmente tudo de fio a pavio, garantimos que irão ter muitas horas de jogo pela frente.

As várias armas e os diferentes inimigos dos vários biomes, são simplesmente fantásticos. O jogo tem imensa repetição e depois de 2 ou 3 vezes a passarem pelos mesmos biomes, aí é que começamos a perceber como é que os inimigos são na realidade e para nós a diversão começa aí. Tornamo-nos cada vez melhores, mais rápidos e seletivos com as armas que escolhemos.

Para quem quer ainda mais desafios, podem sempre fazer os desafios diários ou visitar a Tower of Sisyphus, onde têm desafios e sobem até onde conseguirem.

A juntar a isto tudo, se ainda por cima tivermos um amigo com quem jogar, é garantido que vão ter uma experiência que se vai lembrar por muitos anos. Sendo o mais direto possível, Returnal para o PC é um jogo que nos traz diversão.

Returnal
Returnal
Para quem é fã de roguelikes como Hades ou mais na vertente de shooters como Risk of Rain, recomendamos vivamente este jogo. A história é boa, mas ao mesmo tempo complexa e para saberem realmente tudo de fio a pavio, garantimos que irão ter muitas horas de jogo pela frente.
Positivo
Grafismo fluido
As tecnologias de upscaling (DLSS e FSR)
PCs mais antigos, conseguem correr o jogo
Checkpoints
As várias formas de imersão
Jogabilidade com rato e teclado
A melhorar
Instalação e/ou corre a plataforma Epic Games sem qualquer aviso prévio ou autorização
9

Não percas uma novidade