RE4 Remake

Resident Evil 4: Remake – Análise

Capa RE4
Release Date
23 Março, 2023
Estúdio
Capcom
Género
Terror / Sobrevivência
Plataformas
PS5, PS4, Xbox S|X e PC

Resident Evil 4 Remake é a recriação do clássico jogo de ação e terror de sobrevivência lançado originalmente em 2005 e a mais recente aposta da Capcom no universo dos remakes. Mas será que está ao nível dos anteriores?

Uma missão nada simples: resgatar a filha do presidente dos EUA

A história do jogo gira em torno de Leon S. Kennedy, um policia americano que é enviado para uma vila em Espanha para resgatar a filha do presidente dos EUA, que foi sequestrada por uma seita misteriosa. A jogabilidade é em terceira pessoa e o jogador é desafiado a sobreviver a uma série de situações perigosas enquanto luta contra zumbis e outros monstros horríveis.

Embora Resident Evil 4 Remake mantenha a história básica do jogo original, a Capcom adicionou algumas novas áreas, inimigos e mecânicas de jogo para manter a experiência fresca e emocionante.

Tendo jogado horas e horas sem parar o jogo original, senti que neste remake tudo estava mais tenso e difícil. Resident Evil 4 Remake é uma experiência tensa e emocionante que pode durar várias horas, dependendo do nível de dificuldade escolhido pelo jogador. Jogando a um ritmo normal e na dificuldade Standard, levámos cerca de 18 horas a completar a primeira run.

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Usamos aqui o termo run ou corrida em português porque Resident Evil 4: Remake é um dos jogos que mais convida à repetição da campanha, cada repetição variando a dificuldade, o tempo em que terminamos, as vezes que salvamos e o arsenal que carregamos, oferece no final recompensas muito específicas: seja um rocket launcher com munições infinitas, armas novas, roupas e muito mais. Graças a isto já levamos mais de 40h de jogo e vamos na nossa 5ª run….

A tensão é constante durante a campanha, pois o jogador é desafiado a lidar com inimigos impacientes e perigosos de foice na mão (e não só) que podem aparecer a qualquer momento. Os inimigos variam em tamanho e força, o que significa que o jogador precisa de ter uma estratégia diferente para cada encontro e claro, contar cada munição e dar uso a um dos pontos fortes do jogo: a faca.

Uma das melhores novidades é a vida que a faca ganhou passando a ser possível fazer parry aos ataques de quase todos os inimigos. Isto revoluciona a forma como jogamos, sendo possível bloquear vários ataques e combinar com tiros e pontapés. Para além desta nova mecânica, a faca também parte o que dificulta um pouco e obriga-nos mais uma vez, a gerir bem o inventário entre armas de longo alcance e a faca.

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A saúde do jogador é outro fator que aumenta a tensão durante o jogo. Tal como no original, precisamos de encontrar ervas curativas e outros itens para recuperar a saúde perdida durante o jogo.

O auge visual e sonoro dos remakes da Capcom

Os gráficos do Resident Evil 4 Remake são simplesmente deslumbrantes, consegue dar um passo em frente em relação aos seus antecessores e para quem jogou o original, convidamos-vos a experimentar este remake, é um trabalho honroso ao génio de Shinji Mikami. Os ambientes são extremamente detalhados e realistas, o que aumenta a imersão do jogador na história.

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Além disso, os personagens foram remodelados com muito mais detalhes do que na versão original, fazendo com que pareçam ainda mais realistas e assustadores. Os efeitos de luz e sombra também são impressionantes, criando uma atmosfera tensa e assustadora durante todo o jogo.

A atmosfera do jogo é escura e assustadora, com ambientes detalhados e atmosféricos que criam uma sensação de suspense constante. Os efeitos sonoros e a trilha sonora contribuem para essa atmosfera, aumentando a tensão do jogador à medida que enfrenta os inimigos.

Em termos sonoros, há certos níveis que elevam o nosso batimento cardíaco de forma brutal, com uma tensão muito boa. Só queremos é correr, correr, correr! A banda sonora foi renovada e mantém a qualidade do original no entanto o primor é mesmo nos ambientes.

O que mudou em relação ao original

Andar e disparar? Siiii

Uma das grandes novidades e que era um claro factor bem-vindo: andar e disparar. Parece algo básico mas no jogo original, sempre que sacamos da arma, o Leon parava para disparar.

Missões secundárias durante a campanha e novas recompensas

O nosso amigo Merchant, o personagem que vende arsenal e não só enquanto atravessamos Resident Evil 4, passou agora a oferecer-nos também diversos desafios que no final oferecem recompensas que podem ser convertidas em tesouros, armas, mapas e muito mais.

Auto-saves são muito bem-vindos

Em 2005 dependíamos apenas da clássica máquina de escrever para guardar o nosso jogo mas agora isso acabou, enquanto vamos avançando nos capítulos, existem pontos de guardam o nosso progresso. Com excepção na dificuldade maior (Professional) onde dependemos apenas da máquina de escrever.

Troca de armas a partir de atalhos

Abrir o inventário para trocar o arsenal que queremos equipar ficou no passado, agora, graças ao d-pad, podemos rapidamente trocar entre as nossas armas favoritas – muito útil em situações de tensão (e aqui, há muitas!).

Os mercenários estão de volta!

O modo de jogo Mercenários desafia o jogador a completar objetivos específicos enquanto enfrenta hordas de inimigos e em formato contra-relógio, temos que ser rápidos e conhecer bem os diferentes mapas (existem três ao todo, por enquanto). Enquanto lutamos podemos apanhar power-ups que nos tornam mais fortes ou dão mais tempo.

A Ashley parece finalmente…humana

Para quem já jogou o original, lembra-se certamente da companhia de Leon em alguns capítulos de RE4: Ashley. As melhorias em relação a este NPC foram óbvias logo desde a primeira interação, quando apontamos uma arma, ela baixa-se, em momentos de tensão foge e coloca-se nas nossas costas e a verdade é que foi altamente jogar com ela, os diálogos e a forma como se mexia estavam muito mais humanos.

Resident Evil 4: Remake mantém a essência do original mas com novidades modernas

Jogar Resident Evil 4: Remake é uma experiência emocionante e envolvente que mantém o jogador constantemente alerta e tenso. Desde o início da campanha principal, o jogador é jogado em um mundo perigoso e cheio de ameaças, onde é necessário estar sempre atento para sobreviver.

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A jogabilidade é bastante similar à do jogo original de 2005, mas com algumas melhorias notáveis. O jogo é divido em três áreas principais que por si incluem diferentes capítulos. Apesar de uma acção sem-linear, é possível revisitar muitas áreas e o próprio jogo está desenhado para convidar os jogadores a voltarem atrás: seja para desbloquear uma nova área, matar um inimigo específico e muito mais.

É exigido aos jogadores reflexos rápidos, uma boa mira e uma estratégia sólida para sobreviver. Para além da acção, os puzzles também estão de volta e são relativamente simples de resolver.

Capcom, a mestre dos remakes

Como um todo, Resident Evil 4: Remake é um jogo incrível que vale a pena ser jogado por fãs de jogos de ação e terror de sobrevivência. A atualização gráfica e de jogabilidade é impressionante, tornando a experiência de jogo ainda mais imersiva e emocionante. A campanha principal vai rondar as 15-18h consoante a dificuldade e exploração que façam e depois de o terminarem, vão querer voltar a repetir. O modo Mercenários vai ter mais atualizações no futuro de certeza e é também esperado um possível DLC focado em Ada. O único aspeto de melhoria que conseguimos identificar neste remake, já foi tem sido atacado pela Capcom com uma actualização. Na versão da Xbox, os utilizadores queixaram-se de problemas de dead zone tornando muito difícil colocar os tiros certeiros. Na PlayStation 5, onde realizámos esta opinião, não tivemos qualquer problema durante as longas horas de jogo que atravessámos.

A combinação de uma jogabilidade desafiadora, uma atmosfera assustadora e uma apresentação impressionante torna este jogo um verdadeiro destaque entre os jogos de terror de sobrevivência e o regresso de um ícone histórico dos vídeo-jogos em grande nível.

RE4 Remake
Resident Evil 4: Remake
Um excelente regresso ao passado e a prova de que a Capcom oferece sempre um selo de qualidade nos seus remakes. Fiel ao original e melhorado em todos os aspectos possíveis.
Positivo
Visualmente muito bem recriado, mantendo a essência do original e melhorando onde possível
Novos sistemas de gestão de inventário e atalhos rápidos foram bem-vindos
Novidades no decorrer da campanha como missões secundárias
A Ashley comporta-se muito melhor do que no original, não sendo uma intrusão à nossa forma de jogar
A melhorar
Nada a acrescentar, apenas a esperança de haver novos mapas em Mercenários
10

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