NHL 24 apresenta-nos maioritariamente alterações invisíveis com grande impacto na sua jogabilidade. Serão, no entanto, estas alterações suficientes para justificar a atualização?
Além das normais atualizações de equipas e jogadores, NHL 24 contra com muitas alterações ao nível da jogabilidade. O foco da EA este ano foi exatamente esse, aperfeiçoar o jogo de modo a transmitir um maior sentido de realismo.
Novo engine no gelo!
Este ano a grande novidade é a introdução do Exhaust Engine. Trata-se de uma funcionalidade que introduz um nível de fatiga aos jogadores com incidência nos modos Sustained Pressure e o Goalie Fatigue.
O sistema Sustained Pressure possibilita ao jogador uma pressão mais forte na por parte da equipa atacante. Esta pressão é visível via uma barra de pressão que vai aumentando com passes com sucesso, conseguindo manter a posse de disco dentro da área azul da equipa adversária ou através de remates. Quando esta barra atinge o seu limite máxima aparece o jogador tem a possibilidade de ativar um efeito full pressure onde a equipa ofensiva tem um boost de stamina, passe e remate enquanto a equipa que defende é atingido por um efeito oposto, onde a sua stamina desaparece mais rapidamente. Para cancelar o efeito, a equipa defensiva deve tentar bloquear remates ou recuperar o disco, fazendo com que o efeito seja cancelado.
Além disso, o Exhaust Engine conta com o sistema Goalie Fatigue que como o nome indica introduz um nível de fatiga ao guarda-redes. Esta fadiga aumenta conforme o número de defesas ou pelo facto de ter de estar a acompanhar o disco de um lado para o outro. Com o cansaço vem também melhor agilidade e lentidão, permitindo mais ressaltos para a equipa adversária. Como no Sustained Pressure, é feito o reset à fatiga dos guarda-redes quando a bola sai da zona da equipa.

Este mecanismo torna o jogo bastante mais interessante, abrindo um novo leque de hipóteses durante o ataque. A melhor estratégia ofensiva poderá não passar por um ataque rápido à baliza, enquanto uma defesa passiva e posicional poderá não ser a melhor abordagem, dando um componente mais tática e pensada durante todo o jogo. Um novo mecanismo de jogabilidade que reinventa o jogo e que fará que muitos fãs do franchising NHL se tenham de adaptar a estes novos mecanismos que nos trazem uma maior proximidade com os verdadeiros jogos de hóquei sobre o gelo.
Em NHL 24 também podemos contar com o nosso sistema de Vision Passing. Trata-se de uma mecânica que marca o seu regresso a NHL e que basicamente permite passar o disco a qualquer jogador carregando apenas num botão. Cada um dos jogadores que pode receber a bola tem um botão atribuído (círculo, quadrado, triângulo ou X) e basta pressionar um destes botões e o passe segue na direção do jogador. Esta mecânica, apesar de não ser inovadora, tem a sua utilidade, embora seja extremamente difícil de usar em situações de maior ‘stress’ e onde não temos tempo de conseguir assimilar os botões atribuídos.

Outra das grandes (e visíveis) alterações foi a alteração no mapeamento de movimentos complexos com um único botão (Total-Control System). Uma agradável adição para jogadores menos experienciados e que continuam numa fase de maior aprendizagem.
Por fim, outra das adições relativamente ao jogo do ano passado foi a introdução de Crossplay entre consolas, sendo que este crossplay apenas funciona entre consolas da mesma geração: PS4 e Xbox One ou PS5 e Xbox Series X|S.
Visualmente: um passo à frente
Como seria de esperar, a edição deste ano conta com um ‘upgrade’No entanto, ao nível visual. No entanto, as melhorias não se ficam por detalhes mais realistas. Os pre-match são mais variados comparativamente ao título do ano passado, ajudando na emersão do jogo. O ambiente das arenas está melhor do que nunca, acrescido de uma excelente banda-sonora e comentários que nos fazem questionar se estamos a jogar ou a ver um jogo de hóquei.
Modos de jogo com poucas novidades
Se as novidades são muitas no core (jogabilidade) o mesmo não se pode dizer relativamente aos modos de jogo de NHL 24.
Um dos grandes destaques deste modo, o HUT (Hockey Ultimate Team) segue o modelo de outros anos e segue o funcionamento normal de Ultimate Team com packs e acima de tudo, micro transações.

Para os mais distraídos o mecanismo é idêntico ao Ultimate Team de EA FC 24. A grande novidade em HUT é a introdução dos HUT Moments que substituem os Hut Challenges. Estes dois modos diferem que, enquanto no Hut Challenges os momentos eram recriados aleatoriamente, neste novo modo são recriados momentos clássicos no desporto.
O regresso das cartas X-Factor é outra das novidades. Cada uma das equipas tem um jogador X-Factor que pode ser melhorado e ter ‘upgrades’.

Outro dos modos que merece destaque é o World of Chel. Trata-se de um modo que permite aos jogadores formar equipas com outros jogadores, podendo jogar 3X3 ou 6X6 usando os seus próprios jogadores. Trata-se de um modo igualmente popular entre os jogadores e que tem fortes semelhanças com o agora rebatizado Clubs de EA FC 24, embora neste modo seja possível jogar ‘offline’.
As novidades neste modo são relativamente escassas, tendo apenas sido introduzido um Battle Pass que não é mais do que um sistema de progressão onde o jogador desbloqueia ‘items’ cosméticos.
Por fim os tradicionais modos Franchise Mode e Be a Pro também marcam presença em NHL 24 mantendo-se praticamente inalterados.

Ainda assim, estes modos acabam por ser dos mais procurados pelos jogadores na sua componente ‘offline’. A procura pelo sucesso quer em nome individual (Be a Pro) ou coletivo (Franchise Mode) é sempre um desafio interessante e que, apesar de praticamente idêntico a NHL 23, continua bastante atrativo.





