My Friend Peppa Pig 20220201161011 scaled

My Friend Peppa Pig – Análise

Oinc! oinc!

svg%3E
Release Date
22 Outubro, 2021
ESTÚDIO
Outright Games
GÉNERO
Aventura
PLATAFORMA
PS4 e PS5

Publicado pela Outright Games, My Friend Peppa Pig recria o blockbuster global da Hasbro num jogo de mundo aberto feito para crianças e que recria na perfeição o ambiente e diversão vividos na série de televisão. Serve igualmente como uma introdução dos mais novos ao mundo dos videojogos devido à sua simplicidade.

Antes de começarmos a análise propriamente dita devemos alertar que My Friend Peppa Pig é um jogo desenhado maioritariamente para crianças, não obstando que pessoas adultas não o possam apreciar, bem pelo contrário. Assim sendo esta opinião teve em conta o feedback de duas crianças de 4 e 8 anos que jogaram o jogo e cujos inputs foram tidos em consideração para esta análise.

História

A nossa aventura começa com uma pequena introdução da porquinha Peppa que conta aos pais que vai fazer um novo amigo(a). Esse novo amigo(a) somos nós.

Antes do jogo começar temos de criar o nosso personagem com as várias customizações disponíveis. Através dessas mesmas customizações é possível selecionar que tipo de animal queremos ser e que tipo de aparência pretendemos ter. As escolhas são bastante diversificadas permitindo-nos criar uma personagem única e bastante divertida.

svg%3E

Ultrapassada a criação do personagem começamos a experienciar uma série de aventuras com a nossa nova amiga Peppa ao lado. My Friend Peppa Pig acaba por ser um jogo em mundo aberto e que nos permite visitar e explorar os vários locais característicos e conhecidos de todos os fãs de série de televisão.

Começamos por explorar um pouco da casa de Peppa conhecendo o pai, a mãe, e o seu pequeno irmão George. Desde logo é possível interagir com vários objetos presentes na casa, assim como as personagens presentes. Existem vários diálogos com alguns dos personagens, e algumas situações engraçadas que nos fazem lembrar os episódios de televisão.

svg%3E

No decorrer do jogo Peppa acaba muitas vezes por ser uma espécie de guia que nos dá alguns conselhos sobre o que por onde ir ou o que podemos fazer a seguir. Além disso os personagens com quem interagimos dão-nos igualmente algumas dicas importantes.

Estas ajudas acabam por ser importantes na perspetiva de uma criança para evitar que se percam sobre o que fazer a seguir.

Existem muitos outros sítios por visitar além de casa de Peppa. Podemos visitar a casa dos avós, ir ao museu, ir à escola, ir à neve entre muitos outros locais que podemos conhecer, sempre na companhia da nossa amiga Peppa.

Configurações

Em termos visuais parece que estamos perante um episódio interativo da porquinha Peppa. Os desenhos dos personagens e paisagens espelham na perfeição os desenhos animados que passam na televisão. Olhando unicamente para a televisão é impossível distinguir se estamos a assistir a um episódio de Peppa ou se está alguém a jogar.

My Friend Peppa Pig

My Friend Peppa Pig está disponível em vários idiomas, com destaque a existência do Português do Brasil.

Uma das opções do jogo é o Controle Parental que nos permite configurar o tempo que Peppa consegue ficar acordada. Esta pausa natural faz com que no decorrer do jogo a nossa amiga Peppa fique com sono e a nossa aventura termina por aquele dia. Trata-se de uma maneira inteligente de gerir a quantidade tempo que a criança está a jogar.

Longevidade

No decorrer do jogo existem objetivos para concretizar, e que estão bem mapeados nos troféus Playstation que conquistamos quando os cumprimos.

No entanto, e mesmo depois fazer todos os objetivos, o jogo não acaba propriamente dito. É possível repetir as atividades que já realizamos, o que é agradável principalmente do ponto de vista das crianças. Perdi a conta às vezes que ouvi a música dos pintainhos que se encontram na quinta dos avós da Peppa.

My Friend Peppa Pig com jogabilidade para todos

O jogo serve também como uma excelente introdução ao mundo dos videojogos. Os comandos são extremamente simples, sendo apenas necessário usar o analógico para definir a direção (esquerda ou direita) e usar o ‘X‘ quando indicado. Não são usados botões adicionais durante o jogo, o que ajuda em muito para uma criança de 4 anos que não está muito rotinada à complexidade do comando da Playstation.

svg%3E

Apesar de existirem alguns segmento com mini jogos, onde por exemplo temos de recolher e colocar o lixo no caixote, este tipo de atividades é escassa. Certamente que a introdução de mais destes mini jogos teria sido proveitosa e divertida para os mini jogadores.

Existem alguns pontos no entanto que mereciam ser melhorados. A impossibilidade de passar alguns diálogos a frente é um deles, o que por vezes aumenta os índices de frustração, principalmente em crianças. Concretamente, quando chegamos à praia, ouvimos um pequeno discurso dos pais de Peppa. O problema é que cada vez que vamos à praia ouvimos esse mesmo dialogo que, embora engraçado quando ouvido pela primeira vez, torna-se repetitivo e aborrecido quando o ouvimos vezes sem conta.

svg%3E

Se formos objetivos, conseguimos acabar todas as atividades do jogo em cerca de uma hora ( conquistando todos os troféus inerentes). Pode parecer pouco aos olhares adultos, mas a verdade é que do ponto de vista de uma criança acaba por ser uma eternidade, ainda por cima se tivermos em consideração que a repetibilidade que o jogo oferece é algo que por norma uma criança aprecia, principalmente se tiver relacionado com uma das suas personagens de televisão preferidas.

svg%3E
My Friend Peppa Pig
My Friend Peppa Pig é um jogo divertido que oferece bastantes horas de diversão aos mais pequenos com os seus visuais e com a sua simplicidade de jogar e que conta com a companhia de um dos personagens mais adoráveis e queridos das séries de animação televisiva.
Positivo
Simplicidade
Aspeto Visual
Interatividade
A melhorar
Impossibilidade de saltar cutscenes
Poucos mini-jogos
8

Não percas uma novidade