Horizon Forbidden West chegou à plataforma Steam no dia 21 de março, com diversas melhorias implementadas pela equipa da Nixxes Software. É mais uma excelente produção da série Horizon, deixando os jogadores sem fôlego.
O jogo em si é simplesmente brilhante. Os developers são dos poucos que ouviram o feedback dos jogadores e realmente se esforçaram para melhorar e corrigir tudo o que poderia ser aprimorado. Eles consideraram o feedback da comunidade de Horizon Zero Dawn e transformaram este jogo em algo espetacular. A Nixxes mostra ao mundo como o poder do PC pode ser transformado numa obra-prima. Mesmo sem ray tracing, este jogo apresenta um conjunto de recursos modernos para as nossas GPUs.
A história principal tem a duração suficiente para satisfazer a maioria dos jogadores. Se procuram a nossa opinião mais focada na história e mecânicas do jogo, leiam por favor a nossa opinião completa da versão PlayStation 5, uma vez que para este artigo, vamos focar-nos apenas nas diferenças encontradas para a versão PC e o que podem esperar ao jogar neste periférico.
Demora-se aproximadamente cerca de 90 horas para completar o jogo a 100%, incluindo a história principal, missões secundárias e todos os colecionáveis.
Desde a jogabilidade até aos cinemáticos
Tudo o que se pode esperar de um excelente port está aqui. Um dos aspectos mais impressionantes de Horizon Forbidden West são os seus gráficos de tirar o fôlego e o seu mundo aberto elaborado.
Desde florestas luxuriantes até desertos extensos, a adição de aventuras subaquáticas introduz uma dimensão totalmente nova à exploração, permitindo aos jogadores mergulhar nas profundezas das ruínas esquecidas e descobrir mistérios antigos.
Navegar através de recifes de coral e naufrágios misteriosos acrescenta uma sensação de maravilha e mistério ao já vasto mundo de Horizon Forbidden West, com sistemas climáticos dinâmicos e ciclos dia-noite a imergir ainda mais os jogadores neste mundo cativante.
Seja utilizando rato/teclado ou comando, o jogo está bem adaptado para ambos. As cinemáticas fazem-nos esquecer a realidade.
A terra está a morrer!
Tempestades violentas e uma praga imparável devastam os restos dispersos da humanidade, enquanto novas e temíveis máquinas rondam as suas fronteiras, levando a vida na Terra à beira de outra extinção.
Agora, Aloy precisa descobrir os segredos por trás dessas ameaças e restaurar a ordem e o equilíbrio do mundo. Ao longo do caminho, ela se reunirá com velhos amigos, formará novas alianças com diferentes fações e desvendará mistérios do passado.
Este port traz inúmeras melhorias, tais como:
- Visualizar todos os detalhes do jogo com as resoluções Ultrawide 21:9 e Super Ultrawide 32:9, bem como suporte para monitor triplo 48:9;
- Horizon Forbidden West ganha vida através do NVIDIA DLSS 3, NVIDIA DLAA para aprimorar a imagem e NVIDIA Reflex para reduzir a latência. AMD FSR e Intel XeSS também são suportados!
- Uma variedade de configurações disponíveis para ajustar conforme as capacidades do computador, possibilitando jogar mesmo em sistemas menos atualizados;
- Suporte total para o controlador DualSense, incluindo feedback háptico e a funcionalidade de gatilhos adaptáveis.
E ainda ofertas exclusivas para quem ligar as contas PSN e Steam como estes dois fatos:
- Nora Legacy Outfit.
- Nora Legacy Spear.
A Steam Deck aliou-se às máquinas nesta guerra
Infelizmente, para aqueles que pensavam em jogar com Aloy na sua consola portátil, atualmente isso não é aconselhado e mesmo na página do jogo, está indicado que não é suportado.
No entanto, saibam que, embora não seja aconselhado, é possível jogar, mas estejam preparados para sentir um aquecimento nas vossas mãos e ouvir as ventoinhas da Steam Deck a trabalharem a todo o vapor. Também sabemos que os developers trabalham continuamente para tornar o jogo mais estável na nossa consola portátil.
O que é preciso para correr Horizon Forbidden West Complete Edition?
Para garantir que o jogo funcione numa grande variedade de hardware de PC, incluindo dispositivos de jogos portáteis como a Steam Deck, o jogo inclui predefinições gráficas que vão desde muito baixo até muito alto. Isso permite que os jogadores com hardware mais recente possam jogar com o melhor grafismo possível, enquanto ainda proporciona uma excelente experiência em computadores menos potentes.
Além disso, podem contar com o NVIDIA DLSS 3, o Intel XeSS e o AMD FSR 2.2, que estão atualmente disponíveis e com grande estabilidade. Neste momento, está a ser trabalhada a integração do AMD FSR 3, que será lançada numa futura atualização.
Numa análise recente, conseguimos obter uma média de 100-80 FPS e jogámos com a predefinição “High” numa resolução de 2K, utilizando o seguinte hardware:
- GPU: RTX 3080
- RAM: 32 GB
- CPU: AMD Ryzen 7 5800X (Processador de 8 núcleos)
- Armazenamento: SSD NVMe M.2
O nosso veredito
Se gostaste de Zero Dawn, então vais certamente apreciar este. Embora a história não atinja o nível do primeiro jogo, essa é uma fasquia bastante alta. Este título oferece uma quantidade considerável de conteúdo, ideal para quem gosta de se envolver num jogo durante várias horas.
Muito do conteúdo é secundário, pelo que não é obrigatório explorá-lo, mas mesmo assim não nos sentimos aborrecidos em momento algum. O port está excelente, não poderíamos pedir mais.
É verdadeiramente um jogo fantástico que nos cativa por completo. Resta-nos esperar que haja um Horizon 3 no futuro.