Pela democracia e liberdade, Helldivers 2 lança-nos numa luta frenética com uma combinação perfeita de humor e jogabilidade desafiante. Nota: Esta análise conta com muita liberdade e democracia.
Helldivers 2 veio de rompante e parece ter atingido um sucesso entre os jogadores, maior do que os Arrowhead Studios estavam provavelmente à espera. Essa foi provavelmente a grande razão por detrás dos problemas com os servidores que ocorreram principalmente nas primeiras semanas de jogo. Mas já lá chegaremos.
Take some Democracy
A história do jogo é simples. O nosso planeta Super Terra está a ser ameaçado por dois grandes perigos que continuam a bloquear a nossa expansão espacial. De um lado temos a ameaça dos aracnídeos, uma espécie de insetos gigantes que ameaçam a democracia e a liberdade da nossa Super Terra, e do outro uma ameaça robótica que não aparenta gostar muito de humanoides, ou da sua democracia.
Para quem não viu ou não conhece, o contexto do jogo é baseado no livro/filme Starship Troopers, onde a humanidade é representada num tom um pouco fascista, querendo impor os seus ideais e noções de liberdade, nem que seja pelo uso da força. O inimigo é semelhante e apresenta-se na forma de aracnídeos gigantes que se juntam e atacam em grandes quantidades, e de diversas direções.
Durante o jogo o nosso personagem nunca nos deixa esquecer a razão pelo qual lutamos, conseguindo atenuar um pouco o ambiente algo stressante que encontramos, porque sim, vamos encontrar uma forte resistência à implementação dos nossos ideias de democracia e liberdade.
Para explicar um pouco melhor da ameaça dos aracnídeos, o entomologista Dr George McGavin foi mesmo convidado a fazer um pequeno vídeo onde fala um pouco sobre os insetos.
How do you like the taste of Freedom?
Helldivers 2 é um co-op extraction-shooter numa perspectiva de terceira pessoa, muito diferente do seu antecessor que apresentava uma visão isométrica. No entanto, no que diz respeito às mecânicas, os fãs do primeiro jogo irão encontrar bastantes semelhanças entre ambos.
Depois de um tutorial inicial, é-nos atribuído uma nave. É na nave que podemos desbloquear armas, armadura e mais importante, estratagemas, entre muitos outros itens cosméticos. É também na nave que escolhemos qual das frentes de batalha queremos ajudar.
Se de um lado temos os aracnídeos de Starship Troopers, do outro temos a ameaça robótica que tem uma vibe de Exterminador Implacável, principalmente do filme Exterminador Implacável: A Salvação. Tratam-se dois inimigos bastantes distintos e que obrigam a abordagens diferentes. Os aracnídeos são em maior número mas só nos consegue infligir dano a uma distância curta enquanto os robots tem armas laser com um alcance considerável.
O jogo pode ser jogado a solo ou num grupo até 4 jogadores. O jogo por norma consegue fazer matchmaking. Não tivemos grande dificuldade em encontrar outros jogadores para ajudar a defender a Super Terra na PS5. Já no PC, o matchmaking tem/teve alguns problemas, que tem sido resolvidos pela equipa dos Arrowhead Game Studios.
O melhor adjetivo para descrever este jogo é: divertido. Helldivers 2 tem uma mistura perfeita num jogo ação com muitos tiros, desafiante e com um tom cómico que encaixa na perfeição e que complementa a imersão no jogo. Cada Helldiver é visto como carne para canhão, e todos os comentários e piadas vão nessa direção. O tom cómico nos comentários dos nossos personagens encaixa perfeitamente no jogo, adequando-se ao contexto propagandista que o jogo e ajudando a imersão no mesmo.
Embora possa ser jogado a solo, Helldivers 2 brilha quando jogado em co-op, principalmente com amigos. Um dos fatores para tal é a existência de fogo amigo (friendly fire). Trata-se de uma funcionalidade obrigatória e que, tendo em conta o tom do jogo, nos leva para muitas situações cómicas (quem nunca foi levou com uma Hellbomb de 500kg que lance a primeira pedra) . É perfeitamente normal passar na linha de fogo de um outro Helldiver, ou estar no raio de explosão de uma granada ou mesmo ser um dano colateral de um estratagema.
Mas afinal, o que são estes estratagemas ? Na verdade são umas espécie de ajuda que as nossas naves nos proporcionam. Existe uma grande variedade de estratagemas (e mais irão chegar segundo a Arrowhead Game Studio) e que passam desde armas de suporte (mini-guns, lança chamas, sniper, etc), bombardeamentos aéreos, ataques orbitais, jump Packs, drones que nos defendem. Enfim, existe um enorme número de estratagemas que podemos usar e com uma variedade significativa que permite diversas combinações consoante o estilo do jogador. Além disso, quando jogado em grupo, é aconselhável que o uso de estratagemas seja alinhado para que a luta pela liberdade e democracia prevaleça.
Estes estratagemas podem ser chamados durante o jogo premindo o L1 e inserido uma combinação de teclas direcionais no D-Pad. Um pequeno pormenor mas que é genial e que aumenta ainda mais a ansiedade de chamar uma ajuda e conseguir premir o código suposto. Todos estes estratagemas tem um cooldown e alguns apenas podem ser usadas um número limitado de vezes.
Obviamente que os estratagemas não estão todos disponíveis. Estes apenas são desbloqueados quando adquiridos com uma das moedas do jogo (que são muitas).
That’s one more victory for the right side of history
Falando agora da monetização, bom Helldivers 2 é um live-service mas onde não existe qualquer vantagem na jogabilidade em investir dinheiro real. Neste momento, Helldivers 2 é um excelente jogo no que diz respeito a micro-transações. São poucas, baratas, não trazem grandes/nenhumas vantagens no campo de batalha e é possível adquirir os itens e armas adquiridos por essa moeda (super credits) jogando o jogo.
Bom, então como referimos existem os super credits que nos permitem aceder a uma das lojas do jogo. A loja “normal” e onde podemos adquirir grande parte dos itens (armaduras, armas, itens decorativos) usamos as medalhas que se ganham quando conseguimos cumprir as missões, operações ou de desafios diários.
No que diz respeito aos estratagemas, estes são desbloqueados com Requisition Slips que também são adquiridos quando conseguimos cumprir os objetivos da missão ou cumprindo a missão semanal. Importa referir que há estratagemas que apenas podem ser desbloqueados a partir de um certo nível. O nosso personagem vai evoluindo de nível e ganhando XP em cada missão e objetivo cumprido.
Por fim existem as samples. Tratam-se de amostras que podem ser coletadas no decorrer de cada missão. Estas amostras de ser extraídas juntamente com o nosso personagem. Cada vez que o nosso personagem morre perde tudo o que apanhou, incluindo as amostras.
Existem três tipos de amostra (vamos chamar verdes, amarelas e roxas) e permitem desbloquear módulos para a nossa nave que permite aprimorar alguns dos estratagemas (reduzir cooldown, aumentar numero de munições, etc)
For the Love of Liberty….MY LEG!
O universo encontra-se dividido em setores, cada um com os seus planetas. Alguns desses planetas são 100% livres e democratas, mas em outros a democracia é ameaçada pelas duas fações inimigas. Um dos pontos mais interessantes do jogo, e que encaixa perfeitamente num live service é o facto do progresso da libertação (ou defesa) de um planeta ser algo partilhado entre jogadores, ou seja, o sucesso das missões ajuda a estarmos mais perto de libertar/defender o planeta. O progresso é visível através de uma percentagem para cada planeta. Quando todos os planetas de um sector são libertados, outro sector fica disponível com mais planetas para explorar e reconquistar.
Confirme referimos, existe uma variedade de planetas, com características diferentes levando a que possamos disfrutar de uma diversidade de ambientes. Além dos ciclos noite e dia, existem planetas com maior vegetação enquanto outros apresentam um tom mais desértico , rochoso ou gelado. As condições do terreno e climatéricas têm influência nas mecânicas do jogo, podendo interferir na precisão, no cooldown dos estratagemas ou mesmo no seu funcionamento.
Quando chegamos a um planeta temos um objetivo primário e vários secundários. Existem um lote de diferentes objetivos que vamos cumprindo no decorrer do jogo, que obviamente se repetem. Ainda assim a variedade de objetivos aliado aos níveis de dificuldades existentes (de 1- Trivial a 9 – Helldive) fazem com que o jogo não pareça repetitivo e continue a disfrutar da sua toada triunfante na luta pela democracia.
A jogabilidade é bastante competente e fluida, e o jogo encontra-se relativamente bem otimizado quer para Playstation 5 quer para PC. Apesar de não existirem veículos (pelo menos por enquanto) os objetivos e pontos de interesse são relativamente próximos, e não temos de passar demasiado tempo em direção ao alvo.
A cup of Liber-Tea
No que diz respeito ao combate, a Arrowhead Game Studios acertou em cheio. Apesar de não existir uma enorme variedade de armas para o tipo de jogo, as que existem funcionam na perfeição e dão uma enorme satisfação de usar, principalmente com a inclusão da funcionalidade dos adaptive triggers do Dualsense. Aliado a isso, o combate é visceral. Cada tiro certeiro desfaz um pouco do nosso inimigo, seja ele um robot ou um inseto. Não temos nenhum número ou barra com a vida do nosso alvo porque não precisamos. Basta olhar para o estado dele, e para as peças/partes que ainda estão coladas ao corpo. Simples e eficaz.
O jogo também introduz uma mecânica interessante. Podemos ficar magoados de uma perna ou um braço, e isso tem implicação na jogabilidade. Se tivermos uma perna lesionada deixamos de conseguir correr e cambaleamos um pouco, enquanto que se formos atingidos num braço a nossa pontaria piora. Felizmente tudo se cura com uma injeção (Stim).
Outra das grandes características do jogo e o caos que nos oferece, e como esperado, aumenta conforme a dificuldade. De referir que o aumento de dificuldade não significa que os inimigos se tornem esponjas de balas. A única e grande diferença quando os níveis aumentam é o facto de termos mais inimigos atrás de nós, e maiores… muito maiores.
Existe alturas onde o jogo se torna caótico, principalmente quando jogado com 4 jogadores. Um lança um airstrike, outro um orbital strike, outro poem turrets e ainda lança granadas. Basicamente torna-se uma carnificina de insetos e robots, com explosões e balas a passarem por todos os lados. Nessas alturas o maior desafio é simplesmente manter-nos vivos e não ser atingido por friendly fire.
Existem vários tipos de missão que podem passar por destruir um número definido de ninhos de aracnídeos ou de ovos, lançar uma ogiva nuclear (e sim, conseguimos ver explosão no horizonte longínquo), ativar ou desativar transmissores entre muitos outros. Cada objetivo principal tem um tempo limite, não para acabar a missão mas para a utilização de estratagemas. Até à data, o limite máximo é de 40 minutos e são para missões com muitos objetivos secundários e mapas maiores. Quando esse tempo acaba, estamos entregues a nós próprios porque a nave que nos auxilia (e permite lançar os estratagemas) vai-se embora.
Depois dos objetivos cumpridos, cada missão ainda tem a fase final de extração. Temos de ir para o local designado e sobreviver até a nave que nos vai extrair chegar. Durante esse período somos atacados de todos os lados, com muitos inimigos e alguns deles bem grandes e difíceis de matar (consoante a dificuldade escolhida). É o caos absoluto de explosões e tiros .
Mas, felizmente, quando morremos (e morremos muitas vezes) um dos nossos companheiros pode pedir à nave mais um Helldiver em nossa substituição. Existe um número limitado em que isso pode ser feito (cada jogador contribui com cinco substitutos para uma pool partilhada entre todos os jogadores). No entanto, e se o limite máximo de tempo já tiver sido alcançado, deixa de ser possível chamar reforços.
Em conclusão, toda a jogabilidade de Helldivers 2 funciona. Divertido, desafiante e com a tal pitada de comédia que nos faz disfrutar ainda mais a experiência.
No entanto todo o sucesso em torno de Helldivers 2 trouxe consequências nos servidores. Devido acima de tudo ao fluxo de jogadores, os servidores de Helldivers 2 tem passado por grandes dificuldades, experienciando-se desconexões e um delay considerável. Este problema é mais recorrente no PC. Recentemente foi imposto um cap que limita o número de jogadores máximos até 450 mil.
Ainda assim é de louvar a comunicação do estúdio reconhecendo os problemas, lançando até à data vários patches e dando constante feedback.