Gran Turismo 7 é o marco de 25 anos de história automóvel nas consolas da Sony PlayStation – um marco único e até aos dias de hoje, sem igual no reino dos simuladores automóveis. Fica com a nossa opinião do mais recente exclusivo da PlayStation.
Se nos últimos anos a saga Gran Turismo teve algo apagada, começamos agora por dar-vos boas notícias: o Rei está de volta. Kazunori Yamauchi e a restante equipa Polyphony Digital pegaram na fórmula de GT Sport e foram inspirar-se no que tornou a série GT tão grandiosa e viciante na era PS1 da PS2.
World Map é a janela para todas as atividades disponíveis
Uma das novidades é World Map, cuja inspiração foi criar um resort de férias que celebra a cultura automobilística e é onde podemos aceder aos vários modos de jogo disponíveis em GT7:
- Brand Central – compra de carros novos
- Café – história do mundo automóvel e ementas para completar
- Garage – como diz o nome, a nossa garagem
- GT Auto – manutenção e personalização dos nossos bólides
- Legends Cars – compra de carros lendários
- Licence Center – o clássico modo de jogo onde completamos várias licenças
- Missions – vários tipos de missões que acrescentam diversidade
- Multiplayer – multijogador onde podemos criar salas e jogar em ecrã dividido
- Scapes – onde podemos fotografar os nossos carros numa diversidade de paisagens
- Showcase –
- Sport Mode – multijogador competitivo
- Tuning Shop – afinação e personalização dos carros ao nosso gosto
- Used Cars – compra de carros usados
- World Circuits – onde encontrar as corridas e torneios
Como podem perceber, há muito por onde escolher e onde investir muitas horas no que promete ser um longo percurso em GT7.
Do café para a estrada
Para quem não conhece Gran Turismo, não estamos a falar de um jogo automóvel sand box, pelo contrário. E como também não é habitual ter um modo história nesta franquia, a PD optou por preparar os novos pilotos de GT7 através do GT Café.
Ao longo de 39 “ementas”, somos preparados para as várias diversidades que nos esperam no alcatrão enquanto pelo caminho começamos a encher a nossa garagem de novos carros à medida que completamos estas diversas ementas que não são nada mais nada menos do que missões que envolvem vários tipos de objetivos: completar licenças, corridas, comprar um determinado carro, entre outros.
Durante a conquista destas ementas somos premiados com cultura e história automóvel sobre as diferentes marcas, os seus criadores e modelos mais marcantes da sua história.
Desta forma um dos primeiros passos de todos os pilotos passa por completar estes diferentes objetivos para ficarem o melhor preparados para o grind que aí vem a seguir: colecionismo.
De volta para a escola de condução
Onde passei mais tempo até esta escrever esta análise foi no centro das licenças: que vício e que dificuldade que foi procurar as melhores marcas, ultrapassar os tempos dos meus amigos e ser recompensado (depois de muita dor) com medalhas de ouro.
O centro de licenças soube a regresso ao passado de Gran Turismo onde através de uma série de provas e graus de licenças, procuramos atingir a melhor marca possível. É também um excelente ponto de partida para quem não está habituado a simuladores de condução uma vez que prepara-nos para enfrentar as corridas da melhor forma possível, como entrar nas curvas, como e quando acelerar e como conduzir em condições adversas.
Personalização ao gosto de cada um e ao limite
Graças ao livery editor podem personalizar o aspeto visual dos carros e investir muitas horas a tornar tudo único e ao vosso gosto e para além da apresentação, temos também o tunning e edição das várias características do carro até ao máximo detalhe, o melhor que podem imaginar para os fãs do mundo automóvel.
Music replay é uma lufada de ar fresco
Uma das formas mais divertidas de conduzir é com uma música a acompanhar o ritmo da música, foi um dos modos mais divulgados até ao lançamento de GT7 e apesar de não ser onde vão passar mais tempo, é sem dúvida muito divertido para jogar e soltar algum stress do centro de licenças.
Fotografias em Portugal, porque não?
O modo Scapes permite-nos fotografar os nossos carros em diferentes paisagens e localizações, das pistas mais famosas de competição até aos locais mais distintos como por exemplo…a Baixa-Chiado em Lisboa.
Ray tracing eleva os visuais na PlayStation 5 e DualSense a experiência
A versão para a PlayStation 5 apresenta gráficos foto realísticos usando ray tracing, que possibilita que as superfícies brilhantes dos carros reflitam o mundo à sua volta, transportando os gráficos de Gran Turismo 7 para uma nova dimensão de realismo e profundidade.
Temos dois modos por onde optar: frame rate e ray tracing sendo que no caso do ray tracing a PD optou por ter um ray tracing adaptativo sendo que este se desliga de forma dinâmica de forma a preservar a performance e assegurando uma frame rate que responda de acordo com as necessidades dos jogadores. No modo frame rate não existirá qualquer quebra: é sempre em 60fps – constantes.
Usando as capacidades dos gatilhos adaptativos e das vibrações hápticas do comando sem fios DualSense, foi possível aumentar o nível de imersão durante as corridas. Através dos gatilhos adaptativos, o jogador sentimos os pneus a bloquear durante a travagem em forma de vibrações nas pontas dos dedos. Infelizmente não conseguimos jogar com um volante mas o DualSense eleva toda a experiência sensorial a outro nível.
Conduzir à chuva é outro nível
No que diz respeito à simulação do tempo e das condições meteorológicas é uma delícia de presenciar em GT7. Até podem estar a começar com o céu nublado mas de repente cair uma chuva intensa que obriga a atenção redobrada. GT7 simula o processo de formação das nuvens baseando-se numa vasta quantidade de dados meteorológicos, de temperatura, de humidade e de pressão do ar específica a cada região. A atenção aos céus estrelados à noite é ao limite e sendo que em localizações específicas a determinadas datas e horas terão céus estrelados usando uma simulação que inclui não somente estrelas, mas também planetas.
Ainda, as alterações de tempo nas simulações meteorológicas são expressas no cenário e na luz, o que afetará a temperatura atmosférica e das superfícies, consequentemente afetando a aderência dos pneus, a potência do motor e a força do efeito slipstream, integrando-se com a simulação física automóvel. Ao chover, as superfícies ficam molhadas e são formadas poças nos locais propensos para tal. Assim que parar de chover, as superfícies irão começar a secar, começando a secar nas zonas onde parar de chover primeiro.
Carros ao alcance todos mas o grande senão…o tempo
O tendão de Aquiles da obra-prima da Polyphony Digital são claro, as micro-transições. Gran Turismo 7 tem passado debaixo de muita crítica por parte dos jogadores devido ao tempo de jogo que é necessário para comprar os veículos disponíveis. Este é o maior problema (talvez o único) em GT7: obrigar os jogadores a dezenas de horas de condução para comprar um carro. A justificação é que se procurou acompanhar o valor dos carros de forma dinâmica com os mercados mas por outro lado as recompensas das corridas são muito abaixo do esperado onde há um claro incentivo para os jogadores gastarem dinheiro em micro-transições para desta forma acelerar o seu progresso.
Já existe uma promessa da PD em resolver esta situação e o nosso desejo é que realmente seja contornada uma vez que com isto resolvido, GT7 merece todo o seu mérito sem precisar de estar debaixo desta chuva de críticas.
O melhor simulador de condução está aqui e disponível para todos os jogadores PS4 e PS5: visuais impressionantes, condução realista, centenas de horas de conteúdo, online, personalização e conteúdo novo que irá chegar nos próximos meses com novas pistas, desafios e carros.
Se amam o mundo automóvel nem pensem duas vezes: é o jogo para vocês. O detalhe em cada carro confunde-nos muitas vezes entre o real e a ficção e dificilmente existirá uma franquia tão apaixonada e dedicada como esta. Ao todos são mais de 400 carros para colecionar, temos que apanhar todos!