Destaque de PES 2021

eFootball PES 2021 Season Update – Análise

O campo aguarda-vos em eFootball PES 2021, conhece as novidades desta atualização

Capa PES 2021
Data de Lançamento
15 Setembro, 2020
Estúdio
Konami
Género
Desporto
Plataformas
PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows

eFootball PES 2021 Season Update é a jogada arrojada e honesta da Konami que decidiu este ano focar o desenvolvimento em eFootball PES 2022 para a nova geração de consolas e como tal, este ano não teremos um novo jogo mas sim uma atualização à versão do ano passado.

Uma posição que só somou pontos entre os fãs

Vivemos tempos em que muitos jogos sofrem de problemas de repetição e falta de conteúdo, ano após ano. Especialmente em jogos de desporto que apresentam a mesma jogabilidade com pequenos ajustes, atualização de plantéis e pouco mais mas no entanto são vendidos como jogos novos a um preço elevado para o que oferecem.

Perante isto, a Konami decidiu este ano “saltar” o lançamento de um novo jogo e preferiu focar baterias numa nova entrega que chegará na próxima geração. Por isto, não iremos fazer uma análise extensa e detalhada a eFootball PES 2021 porque já o fizemos o ano passado.

Convidamos todos os leitores a passar primeiro os olhos na nossa análise anterior e depois, ler aqui quais as novidades que chegam com o Season Update – que não são apenas a nível estético.

Manchester United
Manchester United é um dos clubes em destaque no que toca a licenças

O que é que posso esperar desta atualização?

Se como nós, já eras um jogador de eFootball PES 2020 e estás reticente em relação às novidades que surgem com este season update, não te preocupes, compilámos uma lista rápida de novidades, que na nossa opinião, justificam a compra.

  • Plantéis atualizados e com um patch a chegar em outubro para fechar as contratações de mercado;
  • Euro 2020 – pode não ter acontecido mas continua presente na versão 2021;
  • Melhoria de jogabilidade com tempos de resposta mais rápidos;
  • Melhoria nas animações dos jogadores;
  • Melhorias de imagem, especialmente nos momentos de remate;
  • Ritmo de jogo um pouco mais lento e mais realista com os confrontos físicos em maior evidência;
  • Novos festejos de golo;
  • Novos treinadores;

Para quem está a transitar do título anterior, pode contar com algum período de habituação à jogabilidade uma vez que foram feitos alguns ajustes. Este fator é sempre volátil uma vez que as atualizações e data packs que vão saindo, têm efeito direto sobre a forma como jogamos mas o que temos vindo a jogar tem resultado em muita diversão, especialmente quando se ataca. Os remates estão mais difíceis de encaixar porque a barra de remate enche mais depressa mas ao mesmo tempo consegue-se marcar golos mais espetaculares vindos de posições diferentes do terreno.

Messi em PES 2021
Messi dá a cara à edição deste ano

Nos remates para golo, notámos logo uma melhoria na camera que na versão anterior “gaguejava” enquanto víamos a repetição e agora está muito mais fluída, não só no golo como noutras ações de ataque, a imagem é mais fluída e sem paragens.

E isto não acontece só nas repetições, sentimos todo o jogo mais fluído e mais consistente em relação ao anterior. Com isto, notou-se as melhorias para o título anterior que já haviam sido realçadas pela comunidade mas alguns problemas continuam presentes.

Se dizemos que os jogadores respondem rápido ao que queremos fazer, em outras alturas são demasiado lentos a responder, especialmente no momento do passe, algo que é estranho e que não conseguimos perceber o padrão. Como a jogabilidade baixou o ritmo de velocidade, os jogadores recebem a bola e procuram sempre preparar o passe ou remate e por vezes torna-se frustrante quando queremos algo mais arcada.

David Beckham PES 2021
David Beckham é um dos “Iconic Moments”

Defender é mais difícil e o corpo a corpo está mais presente. Sofremos muitos golos quase sem hipótese se não estivermos com a defesa fresca ou bem organizada.

Online continua a precisar de atenção

Tal como no anterior, a Konami ainda não conseguiu resolver os problemas em torno do online. É o mesmo jogo do ano passado e as problemas continuam os mesmos. É moroso começar um jogo e toda arquitetura parece antiquada e a precisar de uma lavagem, especialmente quando se trata de um jogo que pelo próprio nome, se quer focar nos eSports.

Master League e o modo Edição reinam, como sempre

Dede que nos lembramos de PES que a nossa memória remota à Master League e às várias horas investidas no modo edição. Estes dois modos, continuam na mesma qualidade e apesar de não trazerem novidades, é sempre bom referenciar o fato de continuarem a cativar a nossa atenção. Muitos se queixam da falta de licenças mas não há nada como descarregar um option file (os nossos colegas do Salão de Jogos preparam um tutorial bem simpático) ou até editarem por vocês próprios os vossos clubes e campeonatos.

Visualmente é a melhor experiência futebolística

Das caras dos jogadores ao ambiente dos estádios, eFootball PES 2021 apresenta a experiência mais realista que podem ter na vossa TV, com caras foto-realísticas e animações capturadas com máximo realismo, graças ao FOX Engine (que entretanto será descontinuado na nova geração).

Estádio de PES 2021

eFootball PES 2021 Season Update é uma boa oportunidade para regressarem ao campo de jogo

A Konami preparou um jogo que tem vindo a ganhar melhorias ano após ano, mesmo que ligeiras e que agora a um preço tão convidativo (29,99€) torna-se quase obrigatório para quem quer experimentar algo novo dentro do género, ou até para partilhar atenção com o concorrente direto.

As novidades foram subtis mas o que pagam para ter acesso a tantas horas de diversão é completamente justificado. Os plantéis atualizados e a hipótese de terem praticamente tudo licenciado através da instalação de um option file tornam a compra ainda mais apetecível.

Não podíamos estar mais empolgados com o próximo capítulo da saga PES – como será o seu futuro na nova geração? Até lá, sobra-nos eFootball PES 2021 que oferece largas horas de jogo que se dividem em modos de jogo já conhecidos, sozinhos ou acompanhados numa versão cada vez mais estável e madura.

Parabéns também ao PES pelos seus 25 anos de existência, parece que foi ontem a primeira vez que começámos a jogar.

Uma excelente oferta para os amantes de futebol
O ponto forte é claramente o preço, com esta atualização recebem um jogo recheado de conteúdo e que vai-vos ocupar até ao ano que vem com o título da nova geração. Mantemos a pontuação do ano anterior e identificamos o maior ponto a melhorar: a experiência online.
Positivo
Mantém tudo o que já vinha de bom do anterior e com algumas melhorias
O preço justo para a sua oferta, uma posição de louvar da Konami
As animações estão mais refinadas e a jogabilidade mais lenta para tornar o jogo mais realista
A melhorar
O online continua a ser uma dor de cabeça para um título que quer afirmar-se nos eSports
A jogabilidade melhorou mas continua incostante e o jogo de hoje pode ser diferente do jogo de amanhã
Por vezes é frustrante o tempo de resposta nos passes e remates
7
Mais histórias
DiRT 5
DiRT 5 adiado para 6 de novembro, cola-se assim ao lançamento da PS5