image 10

As Dusk Falls – Análise

As Dusk Falls cover art
Release Date
7 Março, 2024
ESTÚDIO
Interior Night
GÉNERO
Aventura gráfica
PLATAFORMAS
PS4, PS5, Xbox S|X e PC

O aclamado As Dusk Falls chegou finalmente à Playstation oferecendo-nos um thriller interativo cativante e imersivo, de princípio a fim, conseguindo passar uma mensagem impactante, demonstrando que as coisas nem sempre são como parecem.

As Dusk Falls foi inicialmente lançado em julho de 2022 na Xbox, e agora, quase dois anos depois, chega à Playstation 4 e Playstation 5 já no dia de hoje (7 de março).

Para os mais distraídos, As Dusk Falls foi vencedor nos The Game Awards na categoria de jogo mais impactante. Após jogarmos compreendemos que este prémio assenta que nem a uma luva a este título.

18e13c6813317 screenshotUrl

Trata-se de uma narrativa interativa (na onda de jogos da Telltale) onde o jogador escolhe que decisões tomar. Estas decisões são feitas maioritariamente à base da escolha de uma das opções disponíveis que podem ser em forma de diálogo ou de uma ação. No entanto, nunca nos podemos esquecer neste tipo de jogos que por cada ação existirá uma reação e com isso as respetivas consequências das decisões tomadas.

Jogabilidade simples e intuitiva

Uma das características destas narrativas interativas é a sua jogabilidade extremamente simplista. O jogo resume-se a selecionar uma das opções disponíveis e alguns quick time events (eventos rápidos onde temos que inserir uma combinação de botões).

Este quick time events podem ter impacto na história. No entanto, em As Dusk Falls, estes ‘inputs’ são extremamente fáceis e permissíveis.

Quase todos os quick time events presentes no jogo resumem-se a direcionar o comando analógico para uma direção apenas, sendo permissível com erros (desde que consigamos fazer o input da direção correta no tempo disponível) ou pressionar o botão X.

Existem mais uma ou duas variações de quick time events, mas dificilmente um jogador mais rotinado e habituado a comandos Playstation irá falhar, o que acaba por ser uma pena, pois perdese um pouco de aleatoriedade que o jogo nos podia trazer e que abrilhantaria ainda mais a narrativa.

18e13c6813280 screenshotUrl

O jogo pode ser jogado com o comando ou com a companion app disponível para Android e iPhone. Na verdade, a aplicação apenas torna o dispositivo móvel num touchpad para quem o preferir.

No entanto, e se preferirem podem usar o Touchpad do comando em detrimento do botão analógico caso assim prefiram. Essa funcionalidade foi uma das novidades da versão Playstation.

Por fim importa referir que o jogo oferece-nos um modo multi-jogador. Este modo permite que se juntem até 8 jogadores numa única sessão onde cada jogador vota uma das opções possíveis, e a opção que tiver mais votos é a selecionada.

História é um ponto forte

As Dusk Falls 01

Como referimos anteriormente, As Dusk Falls é um storytelling interativo onde o desenrolar da narrativa varia consoante as decisões tomadas. Às vezes as mais pequenas decisões podem ter um impacto significativo no desenrolar da história, gerando novas ramificações e teias narrativas.

Começamos na pele dos Walkers, um casal com uma filha que viajam ainda na companhia da avó em direção a uma nova vida fruto de eventos passados na vida de Jim Walker, o pai de Zoe Walker e filho de Jim Walker.

Na primeira porção do jogo, Jim é o nosso personagem de eleição e é através da perspetiva dele que experienciamos os eventos dos primeiros capítulos. O que seria uma viagem tranquila rapidamente se torna um pesadelo para esta família que se vê envolvido num acidente de carro com os três irmãos Holt. Esta é a premissa inicial da história que contará muitos twists e relevações ao longo da sua narrativa.

O jogo alterna entre personagens no decorrer do jogo. Esta constante troca de personagens permite-nos ganhar novas perspetivas e compreender um pouco melhor o que vai na pele de cada um. O jogo desenvolve muito bem o arco de todas as personagens principais com alguns flasbhacks (e flashforwards) que nos introduzem contexto e uma melhor perceção das decisões tomadas até aquele ponto.

Estas constantes alterações permitem-nos também que perceber que muitas coisas não são o que parecem, e que uma má decisão pode vir de uma boa intenção. Basicamente, as coisas nem sempre parecem que são, e varia muito consoante a perspetiva como olhamos para a situação.

As Dusk Falls 03

De referir que As Dusk Falls encontra-se dividido em dois “livros”, cada um com três capítulos e que tudo somado demora cerca de seis horas até estarem concluídos. Não é um jogo com uma duração muito grande, mas devido ao seu impacto e imersão, deixa uma forte vontade de nos fazer voltar ao jogo e experimentar novas escolhas, seja recomeçar tudo de novo, seja tentar mudar uma ou outra decisão feita em determinado capítulo (possível de aceder nos menus de jogo após a sua conclusão).

Sentimos, no entanto que a primeira parte da história (primeiro livro) é mais cativante e interessante do que o segundo. Tem mais ação, mais tensão e é mais imersivo do que o segundo, principalmente porque o segundo livro é uma espécie dos resultados/consequências do primeiro.

Uma novela gráfica

Visualmente falando, As Dusk Falls opta por um grafismo meio “cartoonesco, semelhante a outros jogos como Life is Strange, por exemplo, mas com uma grande diferença. As animações são estáticas, como se estivéssemos a ler uma Banda Desenhada.

As Dusk Falls 02

Os personagens quando falam mantêm-se igualmente estáticos, causando alguma estranheza no início. Apesar de tudo, pensamos que esta aposta funcionou na perfeição, não tirando o foco da narrativa e conseguindo algo de único e diferente relativamente a outros jogos do mesmo género. Alguns cenários são animados, mas os personagens mantêm-se maioritariamente estáticos, inclusive nos diálogos, existindo apenas transições de movimento onde, por exemplo, um personagem passa de estar sentado para estar de pé diretamente.

A complementar o grafismo incomum temos uma excelente desempenho dos atores que dão vida aos personagens. Este excelente desempenho traz-nos uma maior dimensão e profundidade a cada um dos personagens e abrilhanta os já ricos diálogos, auxiliando na imersão do jogador.

Para finalizar somos brindados com uma soundtrack que se encaixa perfeitamente nos momentos de jogo, conseguindo criar um nível de tensão nos momentos mais complicados.

Este premiado drama interativo multijogador já está disponível digitalmente para PS5 e PS4 na PlayStation Store por £ 24,99/US$ 29,99/€ 29,99. O estúdio também estreou um novo trailer de gameplay para comemorar o lançamento.

Desde o lançamento, os assinantes do PlayStation Plus Premium podem testar a primeira hora do jogo gratuitamente e transferir o seu progresso para o jogo completo.

image 10
As Dusk Falls
As Dusk Falls é um jogo obrigatório para todos os amantes do gênero. Com uma narrativa profunda e impactante onde os personagens são muito bem caracterizados e desenvolvidos.
Positivo
Narrativa
Banda sonora
Desenvolvimento dos personagens
A melhorar
Os quick time events podiam ser mais elaborados
Por vezes o jogo abrande em demasia o ritmo
8

Não percas uma novidade