Outriders

Outriders – Análise

svg%3E
Release Date
1 Abril, 2021
ESTÚDIO
People can Fly
GÉNERO
Looter - Shooter
PLATAFORMAS
PS4 e PS5

Outriders é um looter-shooter PvE que resulta de uma influência de vários títulos como Division, Destiny e Gears of War, conseguindo superiorizar-se em alguns aspetos dentro do género, mas ao mesmo falhando em aspetos essenciais como a estabilidade dos servidores.

Outriders é o novo jogo do estúdio People can Fly, famoso pelo seu trabalho em Gears of War. Esta influência é visível na jogabilidade de Outriders,

Uma história que atinge o patamar mínimo

A história do jogo acaba está longe de ser um dos pontos fortes de Outriders. O jogo começa com a humanidade estar à beira da extinção visto o planeta Terra estar prestes a ficar inabitável.

Posto isto os sobreviventes da terra vão rumo a Enoch com o intuito de colonizar o planeta, pensando tratar-se um sítio com as condições ideais para a colonização. algo que não se veio a provar mal o jogo começa.

Quando os outriders (primeiro grupo de humanos a chegar a Enoch e que incluem o nosso personagem) chegam a Enoch, são alvos de uma anomalia que dizima quase todos os outriders. O nosso personagem consegue escapar ficando num sono criogênico.

Quando passados 30 anos acordamos, Epoch era um planeta muito diferente. A humanidade dividiu-se e formou grupos que lutam uns contra os outros em busca de recursos. Os seres naturais do planeta também são uma ameaça para a sobrevivência.

Classes em Outriders acrescentam valor ao produto final

Devido à anomalia temos a nossa disposição poderes que estão divididos em classes. No início do jogo somos confrontados com a escolha de qual das classes iremos optar, sendo que cada uma tem características próprias

  • Devastator – Apropriado para combate com uma maior proximidade, esta classe oferece-nos características de tanque, permitindo uma grande absorção de dano.
  • Pyromancer – Para combate a meia distância, esta classe usa o fogo como a sua maior habilidade.
  • Technomancer – Esta classe utiliza a energia da Anomalia juntamente com tecnologia (como a utilização de torres armadas) sendo ideal para combate a longa distância
  • Trickster – Manipulação do tempo e espaço é a grande característica desta classe. Permite abrandar os inimigos ou teleportar-se para outro sítio. Estes poderes são virados para combate de proximidade, sendo visualmente impressionante.

Cada uma destas classes tem uma árvore de habilidades própria e que podemos progredir no decorrer do jogo conforme o nosso personagem vai evoluindo.

Níveis de dificuldade tornam o jogo acessível a qualquer um

Após escolhermos a classe que pretendemos, começamos o jogo no nível 1. Conforme vamos amealhando XP seja através da eliminação de inimigos quer através do cumprimento de missões principais ou secundárias, o nível vai evoluindo até ao valor máximo de 30.

Mas não é a evolução do personagem que dita aumenta a dificuldade do jogo. Outriders apresenta uma mecânica bastante interessante que consiste em World Tiers que vão desde o 1 até ao 15.

svg%3E

Inicialmente começamos no World Tier 1, e conforme ganhamos XP (semelhante à subida de nível) vamos evoluindo o nível. No entanto, Outriders permite-nos escolher qual dos World Tiers pretendemos jogar. Se encontrarmos uma parte do jogo mais desafiante e que não estejamos a conseguir passar, podemos baixar o World Tier e com isso a dificuldade. No entanto, caso o façamos, todo o XP que ganhemos nesse World Tier mais baixo não é contabilizado.

Por fim de referir que cada vez que perdemos, XP é descontado do World Tier (apenas aplicável para o World Tier vigente/mais alto, caso estejamos a jogar nele). Uma vez que um World Tier esteja completo, não perdemos XP.

Como qualquer looter-shooter quanto maior a dificuldade, maior é a probabilidade de conseguirmos bom loot.

Loot!

Em qualquer Looter-Shooter um dos factores mais importantes é obviamente a diversidade de Loot que podemos apanhar. Outriders oferece-nos um excelente catálogo que nos leva a querer continuar o grind em busca das melhores combinações possíveis de armamento e armadura.

Também sem grandes surpresas, todos itens estão divididos em Comum, Raro, Épico e Lendário (verde, azul, Roxo e Amarelo). Podemos andar com duas armas e uma pistola. A Armadura é dividida entre capacete, luvas, botas, calças e casaco.

svg%3E

Cada um deste itens tem atributos próprios que são tão ou mais importantes do que o damage / protecção que têm.

Alguns destes atributos podem ser modificados nos acampamentos, permitindo-nos escolher os melhores e mais adequados atributos para o nosso item e classe.

svg%3E

Jogabilidade oferece variedade no arsenal e habilidades

Tratando-se de um looter-shooter, é preciso saber conciliar as habilidades que a nossa classe nos oferece (e as que escolhemos) com o estilo de jogo que queremos adotar.

As habilidades inerentes à nossa classe são um dos pontos mais fortes do jogo. Além do seu uso ser extremamente gratificante, são visualmente impressionantes. Juntando a isso existe uma enorme variedade de armas, cada uma com o seu estilo que nos faz querer experimentar várias combinações possíveis.

Cada classe tem a sua maneira de jogar, e o armamento que escolhemos juntamente com os atributos dos itens que temos equipados, obrigando o jogador a adaptar o seu estilo de jogo pois alguns itens dão vida por cada morte, enquanto outros dão bónus de dano de proximidade, entre muitas outras possíveis combinações.

A diversidade de inimigos é algo a ter em consideração. Existem inimigos humanos e animais, havendo vários tipos em cada um deles.

Nos inimigos humanos temos snipers que raramente saem da sua localização, inimigos que correm na nossa direção, outros que são autênticos tanques, entre outras modalidades. Existem também inimigos que tem habilidades especiais como o nosso personagem. Já os animais também variam bastante o estilo, podendo correr rapidamente na nossa direção, disparar veneno, etc. Será necessário adaptar a abordagem consoante as características do nosso inimigo. .

A qualidade gráfica do jogo varia do impressionante (principalmente nas paisagens e backgrounds) para gráficos com qualidades “duvidosa” (principalmente em algumas partes do mapa e em algumas cut-scenes).

svg%3E

Outro dos pontos sem sentido são os cut-scenes que são acrescentados quando entramos ou mudamos de cenário. Vemos o nosso personagem abrir uma porta, ou saltar 1 tronco com uma duração de um segundo, e depois um loading screen.

Outro dos problemas que encontrámos durante o jogo foi a existência de paredes invisíveis que não nos deixavam seguir para determinado sítio, como por exemplo entrar dentro de uma casa onde a porta estava aberta. A ausência da opção de salto também é bastante frustrante, pois por vezes faz-nos ficar encurralados por inimigos sem possibilidade de fuga.

Multi-jogador: não há como jogar offline em Outriders

Outriders é um jogo que nos obriga a estar online e a ligar-nos aos servidores, mesmo que queiramos jogar sozinhos.

Infelizmente isso veio a revelar-se problemático dadas as dificuldades que os servidores tiveram desde o seu lançamento.

Os problemas têm sido resolvidos com updates e aquando a realização deste artigo saiu mais um patch que corrigia um dos problemas mais irritantes, onde o jogo ficava no login infinitamente, sendo necessário reiniciar o jogo. Tratava-se de um procedimento que era necessário repetir 3-4 vezes até conseguirmos efectivamente começar a jogar.

svg%3E

Das várias tentativas que fiz de matchmaking em duas ou três ocasiões outriders tornou-se injogável devido ao lag.

Outriders é um jogo que apesar de ser possível jogar sozinho, deve ser experienciado com amigos. Tratando-se de um jogo com muito grind serão necessárias muitas horas para conseguir evoluir o equipamento e armamento. Com amigos ao lado a experiência torna-se mais agradável e possibilita criar grupos até 3 jogadores para dominar os inimigos.

Um dos pontos que não compreendemos, e com a existência de quatro classes, apenas ser possível jogar até um máximo de três jogadores. Faria sentido que se pudesse juntar até quatro jogadores, idealmente, um de cada classe. Fica a ideia.

Neste momento o jogo não tem modo PvP, e segundo o estúdio, não existe intenções de adicionar este modo.

End Game assegura mais umas horas de jogo e possível conteúdo futuro

Depois de terminada a campanha (algo que demora cerca de 20-30 horas a fâze-lo) podemos entrar no mundo das expedições.

As expedições são níveis onde somos recompensados pelo Tier (dificuldade) que escolhemos e pelo tempo em que conseguimos terminar. Quanto mais rápido formos maior é a probabilidade de conseguirmos receber itens lendários ou épicos.

Podemos também repetir qualquer uma das missões de campanha num World Tier mais desafiante.

Outriders apresenta uma excelente base, e apesar de alguns problemas, é expectável que todos sejam resolvidos via updates nos próximos tempos.

O objectivo de Outriders é ser o melhor looter-shooter PVE do mercado. Com este lançamento e caso a People Can Fly continue a investir em novo loot, novas expedições e DLC’s, tem tudo para o conseguir conseguir cumprir o objectivo a que se propôs.

Outriders
Outriders
Positivo
Diversidade de armas e inimigos
Os skills especiais inerentes a cada classe
Sistema de loot satisfatório
Negativo
História da campanha pouco cativante
Instabilidade nos servidores
8
Bom
Mais histórias
Mortal Kombat 11
Mortal Kombat 11: Aftermath – Análise