Hogwarts Legacy 19 scaled

Hogwarts Legacy – Análise

image 2 1
Release Date
10 Fevereiro, 2023
ESTÚDIO
Avalanche Software e Portkey Games
GÉNERO
RPG de fantasia
PLATAFORMA
PS4 e PS5

Hogwarts Legacy é o mais recente título da Avalanche Software e da Portkey Games, publicado pela Warner Bros. Games. Inspirado nas aventuras de Harry Potter, Hogwarts Legacy oferece-nos um cativante RPG com uma narrativa interessante abrilhantado com um excelente mecanismo de combate, que irá certamente agradar aos fãs de Harry Potter, e não só.

Antes de começar a análise um aviso à navegação: não sou o maior dos fãs de Harry Potter. Vi alguns dos filmes que me apresentaram um universo que sinceramente nunca me cativou.

Com o decorrer do tempo os trailers do jogo foram aguçando o meu interesse e curiosidade, aumentado as minhas expetativas para Hogwarts Legacy.

Posto isto, não estava no entanto à espera de gostar tanto de Hogwarts Legacy, ao ponto de fazer estar disposto a dar uma segunda oportunidade a Harry Potter.

Hogwarts Legacy 01

História

Apesar do jogo acontecer no mesmo universo, Hogwarts Legacy decorre no final do século XIX, bastante antes do aparecimento de Harry Potter.

Jogamos na personagem de um novo aluno(a) e que foi convidado a ingressar na escola de Hogwarts diretamente no quinto ano. Uma raridade na história da escola.

Hogwarts Legacy 13

Após caracterizarmos o nosso personagem com um leque de opções bastante aceitável, começamos a nossa aventura com o nosso tutor e professor Fig.

O que parece ser uma calma viagem para Hogwarts rapidamente se transforma na primeira aventura do jogo quando a nossa carruagem é atacada por um dragão. Sim, das primeiras coisas que nos acontece no jogo é sermos atacados por um dragão. Um bom começo sem dúvida.

No meio da confusão do ataque conseguimos ser transportados para um local ancestral fruto do da nossa capacidade de ver e interagir com magia ancestral.

A história começa a desenrolar-se daí onde ficamos a perceber que existe uma relação entre o ataque que fomos alvos e a magia ancestral. Um duende de seu nome Ranrok tem um plano misterioso contra os feiticeiros que deseja por em causa.

Hogwarts Legacy 20

Passada toda a confusão inicial chegamos finalmente a Hogwarts, mesmo a tempo da cerimónia onde escolhemos qual das casas pretendemos pertencer contando com a ajuda do Sorting Hat.

Hogwarts Legacy 14

Passado toda esta fase introdutória começamos a exploração de Hogwarts. Seja-se fã ou não do universo de Hogwarts é impossível negar a beleza do ambiente envolvente. Os quartos, as decorações, as personagens, tudo foi criado/recriado ao pormenor.

Somos literalmente um aluno dentro de Hogwarts com muito para aprender. Inicialmente apenas conseguimos fazer feitiços básicos que iluminam uma sala ou que revelam segredos. Rapidamente evoluímos e aprendemos feitiços que nos tornam mais poderosos e nos permitem brincar um pouco, com principal destaque para o feitiço de levitação que permite levantar alguns objetos ou animais de forma engraçada.

Hogwarts Legacy 10

Cabe ao jogador compreender o que está por trás da magia ancestral e evitar que Ranrokadiante com os seus planos.

Jogabilidade

Hogwarts Legacy é um RPG que nos oferece um sistema de progressão por níveis (via XP), contandou com uma grande variedade de itens e customização.

Hogwarts Legacy 02

Acaba por ser o modelo tradicional com itens que vão desde itens standard (verdes) até itens épicos (dourados). Podemos adquirir estes itens ou encontrá-los espalhados pelo mapa.

Alguns destes itens, esteticamente falando, têm um gosto “discutível”. Felizmente Hogwarts Legacy permite-nos mudar a aparência do item selecionado para algo que vá mais ao encontro do nosso gosto.

Hogwarts Legacy é um RPG de mundo aberto com muito por onde explorar. A escola de Hogwarts é apenas uma pequena parte do mapa. Além da forbidden forest, existem pequenas cidades para visitar e muitos segredos e passagens para descobrir.

Hogwarts Legacy 07

Inicialmente a jogabilidade de Hogwarts Legacy consiste muito em ir de um local para outro, principalmente no inicio onde temos de frequentar algumas aulas para aprendermos feitiços. Felizmente o jogo está bem guarnido de pontos de fast travel dentro da escola de Hogwarts e que se estendem um pouco por todo o mapa. A escola de Hogwarts consegue ser um pouco labiríntica por vezes, e os pontos de fast travel ajudam a poupar algum tempo. Além dos fast travel podemos também contar com a ajuda dum uma linha mágica que nos guia até ao objetivo marcado.

As nossas aulas em Hogwarts não se resumem a aprender feitiços. Também aprendemos a arte da botânica que nos permite plantar e mais tarde colher algumas plantas que podem ser usadas no fabrico de poções.

Hogwarts Legacy 05

Também temos aulas de química e onde aprendemos a fazer as tais poções que nos dão poderes especiais que podem ser bastante uteis no combate.

Felizmente não passado muito tempo teremos a habilidade de voar, quer pela nossa vassoura ou em cima de um Hippogriff ou de um Thestral.

Hogwarts Legacy 03

O mapa de Hogwarts Legacy é grande e tem um número bastante grande de atividades e missões secundárias que podem variar desde os jogos escolares, desvendar determinados puzzles, limpar inimigos dos campos, etc. Embora a temática pareça semelhante a muitos RPGs, a verdade que em Hogwarts Legacy encontramos originalidade e criatividade em algumas destas atividades secundárias.

Uma das coisas mais importantes de Hogwarts Legacy é o combate, afinal de contas, existem muitos inimigos que teremos de lidar. Felizmente, Hogwarts Legacy brilha nesse aspeto. Existem cerca de vinte feitiços que podemos usar e combinar. É de uma satisfação enorme poder puxar o inimigo na nossa direção, levitá-lo para de seguida lhe atirar um feitiço de fogo imediatamente antes de o projetar para longe. Todos os feitiços tem um cooldown pelo que não é possível estar sempre a usar o mesmo feitiço, obrigando o jogador a encadear da melhor forma possível os feitiços que dispõe.

Gráficos

Hogwarts Legacy oferece-nos os modos performance (60fps) e fidelity (30fps 4K). Para a análise do jogo o modo escolhido foi o performance pois os 60fps acabam por dar uma maior fluidez a todo o mundo de Hogwarts. Infelizmente, mesmo no modo performance, existiram algumas frame drops, onde num caso particular (uma luta à noite contra vários inimigos) o jogo chegou a atingir valores abaixo dos 20fps por alguns instantes.

De referir que a versão de Hogwarts Legacy para a Playstation 4 será lançada no dia 4de abril.

Hogwarts Legacy 19 scaled
Hogwarts Legacy
Hogwarts Legacy consegue recriar a magia e o ambiente presentes em Harry Potter oferecendo em simultâneo um excelente jogo que será certamente de agrado de todos os fãs de RPGs
Positivo
Todo o Universo de Hogwarts
Combate
Narrativa
A melhorar
Alguns problemas de performance
Os menus não são muito intuitivos
9

Não percas uma novidade